Exame Logo

As lojas preferidas dos brasileiros nos EUA

Levantamento da American Express com seus clientes de cartões de viagem pré-pagos mostra as lojas mais procuradas pelos turistas brasileiros lá fora

1. Best Buy (Tom Pennington/Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2011 às 07h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h29.

São Paulo – Em levantamento divulgado na última quinta-feira, a American Express, emissora do GlobalTravel Card, traçou o perfil dos clientes brasileiros de seu cartão de viagem pré-pago. A conclusão foi que 56% dessas pessoas emprega a maior parte dos valores carregados no cartão em compras no varejo. Em outras palavras fazer compras é um dos pontos altos das viagens dos brasileiros ao exterior. Os produtos preferidos dos viajantes brasileiros, de acordo com o levantamento, são os eletroeletrônicos comprados nos Estados Unidos. Não à toa, a loja preferida dos clientes do Amex GTC é a rede americana varejista Best Buy, parada obrigatória para todos os viciados em tecnologia que passam pela terra do Tio Sam. A rede é conhecida nos EUA justamente por vender em conta uma enorme variedade de marcar e produtos, tornando-se um verdadeiro paraíso para os brasileiros que querem fugir dos altos impostos cobrados por aqui. Por exemplo, um PlayStation 3 que no Best Buy sairia por 299,99 dólares, ou 566 reais pelo câmbio desta sexta feira, custava, neste mesmo dia, 1.519 reais no site das Casas Bahia. O Best Buy possui lojas físicas apenas nos EUA, México e Porto Rico, e entrega compras feitas pela internet só em território americano.
  • 2. 2. Apple

    2 /8(Divulgação)

  • Veja também

    A paixão dos viajantes brasileiros pelos eletroeletrônicos se estende, é claro, para os applemaníacos. Os produtos da Apple muitas vezes são mais caros que seus similares de outras marcas em qualquer parte do mundo, mas talvez justamente por isso suas lojas nos Estados Unidos estejam em segundo lugar entre as mais procuradas pelos brasileiros. Devido aos altos preços mesmo em dólar , não raro o turista terá que pagar imposto na alfândega ao trazer para casa um produto da Apple. O imposto devido corresponde à metade do valor que exceder 500 dólares. Mesmo assim, os produtos da marca da maçã costumam sair mais em conta lá fora. Na última “Black Friday”, um iPad 2 preto 16GB com Wi-Fi e 3G custava, no site americano da Apple, 588 dólares, ou 1.110 reais pelo câmbio do dia. Com o imposto devido de 83 reais (44 dólares), o total ficaria em 1.193 reais. No site da Apple no Brasil, porém, o mesmo iPad sai por 1.918 reais.
  • 3. 3. Macys

    3 /8(Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

  • As lojas de departamentos também são bastante populares entre os brasileiros que viajam ao exterior. A terceira rede onde os brasileiros mais compram é a americana Macy’s, multimarcas de vestuário, itens de beleza e produtos para o lar. A marca está presente no Brasil por meio de comércio eletrônico, mas existem certas restrições de marcas e produtos que não podem ser enviados para fora dos Estados Unidos, assim como um limite de compras de 2.500 dólares. Mesmo com a presença da Macy’s no Brasil, comprar durante a viagem sai bem mais em conta. Um vestido anunciado por 120 dólares (226 reais) nesta última “Black Friday” no site americano da marca sairia, para entrega no Brasil, por 504,90 reais, incluindo-se frete e impostos. O site da Macy’s já calcula o imposto devido no ato da compra.
  • 4. 4. Walt Disney

    4 /8(Divulgação)

    Presentes dentro dos parques e em diversas localidades dos Estados Unidos e do Canadá, as lojas da Disney aparecem em quarto lugar entre as mais procuradas pelos brasileiros no exterior. A presença da marca entre as quatro primeiras deste ranking está alinhada com as preferências dos turistas brasileiros. De acordo com o levantamento da American Express, a cidade mais procurada pelos usuários do seu cartão é Orlando, na Flórida, justamente onde se encontram os principais parques da Disney. Além disso, esses viajantes destinaram 77% do valor carregado em dólar em seus cartões para as compras no varejo da cidade. A loja virtual da Disney entrega no Brasil, mas os valores estão em dólar e não incluem o custo dos impostos.
  • 5. 5. Abercrombie and Fitch

    5 /8(Kimmasa Mayama/Getty Images)

    Encontrar a Abercrombie & Fitch no quinto lugar desta lista não é nada surpreendente, dado o estrondoso sucesso da grife tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. Com uma estratégia de marketing poderosa, que inclui vestir artistas de Hollywood, a marca do alce se tornou sinônimo do que é descolado no universo das roupas e acessórios casuais. As peças não são exatamente baratas, uma vez que a Abercrombie se associa a um conceito de “luxo casual”, mas comprá-las nas lojas físicas, presentes em 11 países, sai mais em conta do que via importadoras ou pelo site da Abercrombie & Fitch. Uma camisa pólo masculina de 60 dólares (113 reais pelo câmbio da última sexta) sai por pelo menos 198 reais no site da marca, devido ao frete padrão de 45 dólares para fora dos Estados Unidos e Canadá. Isso se não for taxada na alfândega.
  • 6. GAP

    6 /8(Justin Sullivan/Getty Images)

    Também na linha casual, mas com preços bem mais em conta, a GAP se encontra entre as doze lojas mais procuradas pelos brasileiros no exterior (incluindo-se aí todos os países visitados pelos usuários de seus cartões). A American Express, porém, não informa qual a sua colocação no ranking, tendo divulgado apenas os cinco primeiros lugares. Uma calça jeans GAP de 69,95 dólares (132 reais) era vendida, na “Black Friday” a 45,47 dólares (85,84 reais). Comprada por um brasileiro pelo site da GAP, a mesma calça em promoção custaria 295,20 reais, incluídos impostos e um caríssimo frete de quase 90 reais. Nem a promoção da liquidação mais famosa do mundo faria a compra no Brasil valer a pena. O site da GAP já calcula o imposto devido no ato da compra.
  • 7. Nike

    7 /8(BIA PARREIRAS)

    Comprar artigos esportivos na terra das grandes marcas também costuma sair mais em conta do que fazê-lo no Brasil. As lojas desse segmento estão representadas na lista pela Nike. No site da marca, um Nike Air Max+ 2011 está anunciado por 160 dólares (302 reais); no site da loja brasileira World Tennis, o mesmo modelo custa o dobro do preço: 599 reais.
  • 8. Saks Fifth Avenue

    8 /8(Divulgação)

    Outra loja de departamentos presente entre as lojas americanas mais populares é a Saks Fifth Avenue. A glamorosa multimarcas da Quinta Avenida também entrega no Brasil, mas seus produtos – roupas, acessórios e itens de beleza – sofrem os mesmos problemas de frete e tributação que fazem os preços dobrarem. O site da Saks já calcula o imposto devido no ato da compra. <a href=" http://www.saksfifthavenue.com/main/ProductDetail.jsp?FOLDERfolder_id=2534374306418154&PRODUCTprd_id=845524446405594&R=827886868971&P_name=Alexander+McQueen&N=306418154&ASSORTMENTast_id=1408474395222441&bmUID=jfv1gV_ ">Um par de óculos escuros Alexander McQueen anunciado nesta sexta-feira por 345 dólares (651 reais pelo câmbio do mesmo dia) sai por 1.360 reais se comprado do Brasil, incluindo-se frete e impostos.
  • Acompanhe tudo sobre:CâmbioConsumoDólarMoedasTurismoViagensviagens-pessoais

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Minhas Finanças

    Mais na Exame