Minhas Finanças

As corretoras que oferecem o home broker portátil

Cada vez mais corretoras apostam em versões móveis de seus home brokers, acessíveis via celulares ou tablets

No iPad, mobile broker costuma oferecer todas as funcionalidades do home broker normal (Peter Macdiarmid / Getty Images)

No iPad, mobile broker costuma oferecer todas as funcionalidades do home broker normal (Peter Macdiarmid / Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de dezembro de 2013 às 09h53.

São Paulo – Os investidores mais ativos e aficionados por tecnologia já devem ter percebido que uma série de corretoras entraram na onda de oferecer versões móveis de seus home brokers, acessíveis de qualquer lugar via tablet ou smartphone. A maioria delas oferece o serviço sem custo adicional algum, seja como forma de aplicativo, seja como versão mobile que deve ser acessada via web.

Os mobile brokers estão disponíveis principalmente para iPhone e iPad. Algumas corretoras, porém, oferecem também versões para Blackberry, e hoje já ocorre um movimento forte de lançamentos para o sistema Android. A desenvolvedora de sistemas CMA, que oferece sistemas móveis para corretoras como Walpires e Souza Barros, possui em sua paleta de produtos mobile brokers para iPhone e iPad acessíveis diretamente via web, aplicativos de acompanhamento de mercado disponíveis na Apple Store e também um aplicativo de negociação e acompanhamento de cotações que pode ser baixado para Blackberry.

“Todos os nossos sistemas são em tempo real. Isso é um pré-requisito para quem disputa o mercado e não pode abrir mão de informações atualizadas”, diz Paulo Camolesi, diretor de marketing da CMA. Ele explica que o acesso ao home broker via dispositivos móveis se dá normalmente via web, mas que ocorre uma adaptação para o novo formato de tela, a tecnologia touchscreen dos iPhones e iPads e o sistema de paginação que os tablets possibilitam. Atualmente, a CMA vem trabalhando também na tecnologia mobile para Android.

Nos tablets, os mobile brokers oferecem todas as funcionalidades do home broker normal. Já nos smartphones pode haver limitações, como a impossibilidade de programar ordens de start e stop ou negociar ativos que não sejam ações no mercado à vista. A perda maior, porém, fica por conta da visualização, dificultada pelo tamanho da tela. “As versões para celulares são mais restritas. Há menos espaço, e o objetivo é deixá-las mais leves, para que seja possível pelo menos acompanhar as cotações e negociar”, diz Paulo Levy, diretor da Icap, uma das primeiras corretoras a lançar um mobile broker, ainda em 2009, para iPhone.

A febre dos home brokers em plataformas diferentes já chegou até mesmo ao Facebook. A corretora Ativa oferece, além das versões mobile para smartphones e tablets com sistemas iOS e Android, também uma versão integrada à rede social. “É mais uma opção para o cliente, para integrar sua rede social e seu home broker no mesmo ambiente. Assim, ele pode ficar sempre conectado, já que existem pessoas que ficam o dia inteiro com o Facebook aberto”, diz Andrea Abreu, superintendente de varejo da Ativa Corretora. Conheça a seguir mais detalhes sobre os mobile brokers oferecidos por 20 corretoras.


Alpes/Wintrade

A Alpes corretora lançou neste ano um aplicativo para iPhone que permite aos clientes de seu home broker Wintrade negociar ações e derivativos (minicontratos de dólar e índice) via celular. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente na Apple Store e, em breve, haverá também uma versão para Android. O WinMobile também permite ao usuário ler notícias, acompanhar as cotações em tempo real, ver janelas de até 15 ativos simultaneamente e agrupar ofertas por ordem de valor. Desde seu lançamento em fevereiro, já foram feitos mais de 3.000 downloads. Até o dia 27 de abril, a Alpes promove um concurso cultural, em que os clientes podem concorrer a um iPhone 4S, conforme o regulamento disponível no site da corretora.

Ativa

O home broker da Ativa Corretora pode ser acessado normalmente via Blackberry e celulares e tablets com sistemas iOS e Android, sem custo adicional. Mesmo na versão mobile do site é possível utilizar todas as funcionalidades do home broker normal, com negociação de ações e mini-índices no mercado futuro, além de títulos no Tesouro Direto. O cliente também acessa as cotações, book de ofertas, financeiro e custódia, entre outras funcionalidades. Até mesmo uma versão do home broker integrada ao Facebook já está disponível. Quase 30% da base de clientes da Ativa acessa o home broker via dispositivos móveis.

Banif

A corretora Banif dispõe de um site mobile para qualquer smartphone e de um aplicativo para iPad, que deve ser baixado na Apple Store, tudo sem custo extra para o cliente. Ambas as versões dispõem de cotações em tempo real, livro de ofertas, envio de compra e venda de ativos, consulta a operações realizadas, acesso à custódia, ao saldo em conta, além dos destaques da Bolsa (maiores altas, maiores baixas etc.). O aplicativo para iPad dispõe ainda de gráficos, cotações de moedas e índices e notícias do dia. A plataforma para smartphones está habilitada a cerca de 7.500 clientes, sendo que 2.100 a utilizaram ao menos uma vez no mês de março. O aplicativo para iPad é usado por 3.500 clientes.

BB Investimentos

O mobile broker da corretora do Banco do Brasil está disponível para celulares e tablets com sistema operacional Android e iOS, e permite a negociação de ativos no mercado à vista, conforme o home broker tradicional. Não há custo adicional para o cliente. Atualmente, há uma média de 1.546 investidores realizando operações e consultas à plataforma por dispositivos móveis todo mês.


Bradesco Corretora

A corretora do Bradesco dispõe de um aplicativo gratuito para iPad e iPhone, o Bradesco Trading. No caso do tablet, o cliente tem acesso ao conteúdo completo do home broker; já no iPhone, existem algumas poucas limitações, mas estão disponíveis os serviços de compra e venda de ações, acompanhamento de cotações, ordens, melhores e piores performances de papéis, limite operacional, resumo financeiro, síntese de mercado, e acesso a vídeos da própria corretora. O aplicativo de iPhone foi lançado em setembro de 2010, e o de iPad, em abril de 2011, com mais de 21.000 downloads na Apple Store no total. A plataforma móvel para Android ainda está em desenvolvimento, e para Blackberry só está disponível um aplicativo com informações de mercado, mas que não possibilita negociação.

Gradual Investimentos

Foi lançado no início do ano o FastBroker, novo Home Broker para iPad, que permite o envio de ordens de compra e venda, sem custo adicional para o cliente. O preço é o mesmo do home broker tradicional, de 10 reais por ordem executada. Os acessos à plataforma variam de 440 a 480 usuários por dia.

HSBC Corretora

O home broker da HSBC Corretora pode ser acessado por iPhone e iPad normalmente, sem custo adicional para o cliente.

Itaú Corretora

A corretora do Banco Itaú oferece a seus clientes, sem custo adicional, o Itaú Mobile Broker, home broker móvel para celulares integrado ao sistema de internet banking do Itaú. A plataforma possibilita a compra e venda de ativos no mercado à vista, o acompanhamento das ordens, da posição de carteira e das cotações dos ativos em tempo real.

Mirae

A corretora Mirae acaba de lançar uma versão para iPhone de seu home broker, que permite ao cliente comprar e vender ações e opções, acompanhar ordens no Livro de Ofertas, monitorar as variações de mercado, receber notícias e visualizar as cotações em tempo real. Em função da estreia da ferramenta, a corretora está oferecendo iPhones 4 aos 300 primeiros clientes que indicarem cinco amigos até o dia 30 de abril, desde que os indicados apliquem ao menos 2.000 reais por meio da corretora.


MyCap/Icap

O primeiro mobile broker MyCap foi lançado ainda em 2009, para iPhone. Hoje, a corretora Icap também disponibiliza versões para Blackberry e iPad, e está preparando a modalidade para o sistema Android, que deve ser lançada em três meses. O acesso é feito normalmente via web, sem necessidade de download, e não há custo adicional. No smartphone, o mobile broker é mais limitado, sendo mais indicado para compra e venda de ativos e acompanhamento do mercado – não é possível programar ordens start e stop, por exemplo. Já no iPad, a plataforma funciona de forma idêntica ao home broker convencional. Atualmente, quase 30% dos clientes da corretora já fizeram algum tipo de acesso ao home broker via plataformas móveis.

Planner

A Planner disponibiliza uma versão mobile do home broker, que pode ser acessada por qualquer aparelho com sistema Android ou iOS, além de celulares Blackberry, sem qualquer custo adicional para o cliente.

Rico/Octo Investimentos

O home broker Rico, da Octo Investimentos, já dispõe de versões para iPhone e celulares com sistema Android, e em breve estará disponível também para iPad e celulares Blackberry. Com o aplicativo, o cliente pode comprar e vender ações e opções, configurar ordens de start e stop, acompanhar cotações e negociações no segmento BM&F, acessar book de ofertas, cotações online, custódia, vídeos, notícias, agenda de palestras presenciais e gráficos. Não há custo adicional para a versão mobile.

Socopa

Dispõe de um site mobile para iPhone, Blackberry e celular com sistema operacional Android, sem custo extra para os clientes. É possível enviar ordens de compra e venda e acompanhar cotações em tempo real, consultar ordens, carteira e posição financeira, além de acessar notas de corretagem e notícias. Aproximadamente 30% dos clientes da corretora utilizam o site mobile.

Souza Barros

A Souza Barros oferece um site mobile que pode ser acessado por tablets e smartphones com sistemas Android ou iOS, sem necessidade de download de aplicativos. Em função disso, o cliente tem acesso a todas as funcionalidades do home broker tradicional, sem custo adicional. Atualmente, cerca de 5% dos clientes da corretora utilizam o serviço.

Spinelli

Por enquanto, a Spinelli oferece um sistema para celulares que permite ao cliente negociar ativos nos segmentos Bovespa e BM&F, mediante o custo de 40 reais (apenas Bovespa) ou 60 reais (Bovespa e BM&F). A plataforma permite ainda o acesso a informações do mercado, cotações, book de ofertas, análises de mercado, gráficos intraday, entre outras funcionalidades. Atualmente, o mobile broker está disponível para qualquer celular com acesso à internet, havendo sistemas específicos para iPhone e outros smartphones. Em breve, a Spinelli lançará uma versão mobile ainda mais completa de seu home broker InvestBolsa, sem custos adicionais e habilitado para celulares com sistema Android.


Título/Easynvest

A corretora Título lançou em abril de 2011 uma versão mobile do seu home broker Easynvest para iPhone, sem custo adicional para o cliente. O aplicativo permite a negociação de ações, além de dispor da configuração de cotações, gráficos, análises, cadastro de stops e notícias.

TOV

Assim como a Spinelli, a TOV também dispõe de uma plataforma paga para celulares. Para o segmento Bovespa, são 40 reais, e para os segmentos Bovespa e BM&F são 60 reais. Além de enviar ordens de compra e venda, o cliente pode acessar cotações em tempo real, livro de ofertas, índices de mercado, ordens enviadas, gráficos intraday e posições.

Um Investimentos

O mobile broker da Um Investimentos está disponível para celulares com sistema Windows Mobile. A corretora oferece sete dias gratuitos do serviço como teste, e o valor mensal é de 64 reais. O cliente tem acesso a negociação eletrônica, cotações, notícias, livro de ofertas, gráficos (intraday e diário), relatórios, análises, entre outros serviços.

Votorantim Corretora

A versão mobile do Sagaz, home broker da Votorantim Corretora, foi lançada ainda em 2010, e hoje está disponível para iPhone, iPad e aparelhos com sistema operacional Android. Trata-se de um site mobile, sem necessidade de download de aplicativos, que possibilita a compra e venda de ações, consultas à carteira e ao saldo, acesso a notícias e análises e configuração de ordens stop. Não há custo adicional para o cliente.

Walpires

A Walpires Corretora acaba de lançar versões mobile do home broker sem custo adicional para celulares e tablets com sistemas Android ou iOS.

Acompanhe tudo sobre:AppleCelularesCorretorasGuia de AçõesHome brokeriPadiPhoneMercado financeiroSmartphonesTablets

Mais de Minhas Finanças

Receita abre nesta sexta-feira consulta ao lote residual de restituição do IR

Mutirão de negociação: consumidores endividados têm até dia 30 para renegociar dívidas

Black Fralda dará descontos de até 70% em produtos infantis e sorteio de R$ 500 em fraldas

Loteria dos EUA busca apostador que ganhou R$ 17 milhões e não buscou prêmio