Minhas Finanças

Após parceria, Rio Bravo e Bradesco partilham serviços

Acordo dará a clientes da Bradesco Corretora acesso a fundos da Rio Bravo, e a clientes Rio Bravo acesso a todos os investimentos em plataforma única


	Aperto de mãos: Hospedagem da conta da Rio Bravo no ambiente do Bradesco dá mais agilidade às operações realizadas por clientes
 (Stock.xchng)

Aperto de mãos: Hospedagem da conta da Rio Bravo no ambiente do Bradesco dá mais agilidade às operações realizadas por clientes (Stock.xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de novembro de 2013 às 11h26.

São Paulo - A gestora independente de recursos Rio Bravo acaba de anunciar uma parceria com a Bradesco Corretora que deve beneficiar clientes de ambas as instituições. Trata-se de uma plataforma unificada de investimentos, que permitirá o acesso de clientes da Bradesco Corretora a fundos da Rio Bravo, de um lado; e que fará com que clientes da Rio Bravo possam fazer todos os seus investimentos em um mesmo ambiente por meio de uma única conta, do outro.

Com o lançamento da “Conta Cliente Rio Bravo”, os investidores poderão acessar, em uma única plataforma, três ambientes de liquidação e custódia: a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), que dá acesso a ações e outros valores mobiliários negociados na Bolsa; a Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip), que dá acesso a títulos privados, como debêntures, e títulos públicos, como as notas do Tesouro Direto; e os fundos de investimento da Rio Bravo regulados pela instrução 409 da CVM, os chamados fundos 409.

"Antes, para investir em um fundo de ações da Rio Bravo, nós passávamos o número da conta corrente do fundo - já que a Rio Bravo não é um banco e não tem conta -, o cliente ia até seu banco e fazia uma TED da sua conta para a conta do fundo. Em todas as operações, o dinheiro precisava passar pela conta corrente do cliente. Agora, ao resgatar a cota de um fundo, o dinheiro vai para a Conta Cliente Rio Bravo e não para a conta corrente do banco do cliente" , explica Julio Ortiz, diretor da Rio Bravo. 

Segundo Ortiz, essas operações poderiam demorar dias e poderiam demandar um deslocamento do investidor em alguns casos, já que dependendo do valor transferido era necessário se dirigir à agência do banco presencialmente para autorizar a transação.

A movimentação mais ágil dos recursos é permitida porque o Bradesco é uma instituição habilitada a administrar e custodiar títulos e valores mobiliários regulados pela CBLC e Cetip. Como as contas dos clientes da Rio Bravo passarão a ser hospedadas no ambiente do banco, os recursos de investimentos custodiados pelo Bradesco serão diretamente repassados à conta do cliente da Rio Bravo, sem que seja necessária a realização de diversas transações. 

Ainda que corretoras de banco já permitam que os investimentos sejam remanejados, sem que sejam necessárias transferências que passem pela conta corrente do cliente, o diretor da Rio Bravo explica que os bancos não têm acesso direto a fundos de investimento não geridos por eles.

"O cliente era obrigado a abrir uma conta no banco ou na corretora para investir em ações e outra na gestora para investir em fundos. Agora, todas as negociações podem ser feitas por meio de uma única conta", exemplifica Ortiz.

O cliente da Rio Bravo, portanto, que antes precisava ter uma conta em uma corretora ou banco para investir em ações e outra na Rio Bravo para investir nos seus fundos, agora passará a fazer todos os investimentos apenas com a conta da Rio Bravo. Na prática, ele poderá, por exemplo, solicitar à Rio Bravo que seja feita uma operação de resgate de uma cota de um fundo de investimento para que o recurso seja investido em títulos públicos ou em ações.

Outra vantagem ressaltada pelo diretor da Rio Bravo é a segurança nas operações. "O cliente passa a contar com a proteção do ambiente do Bradesco, que existe há anos e até dispensa explicações", afirma Ortiz.

Acompanhe tudo sobre:BancosBradescoCorretorasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasrio-bravo-investimentos

Mais de Minhas Finanças

Bolinhas mais leves e identidade dos ganhadores: Caixa desmente os mitos da Mega da Virada

Calendário do INSS 2025: confira as datas de pagamento no próximo ano

Bolsa Família 2025: veja calendário de pagamento na próximo ano

Troca de presentes após o Natal: consumidor não tem direito automático, diz Procon-SP