Minhas Finanças

Apenas 3% são transparentes com o parceiro sobre dinheiro

Levantamento feito pela Serasa com cerca de duas mil pessoas aponta que a maioria esconde ou esconderia algo do companheiro sobre a sua situação financeira


	Casal briga ao olhar contas: Serasa aponta que a maioria dos entrevistados conhece pouco sobre a situação financeira do parceiro
 (OcusFocus/Thinkstock)

Casal briga ao olhar contas: Serasa aponta que a maioria dos entrevistados conhece pouco sobre a situação financeira do parceiro (OcusFocus/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de julho de 2015 às 12h10.

São Paulo – Em tese, um relacionamento sólido seria baseado em transparência e honestidade, inclusive quando se trata de dinheiro. Mas, aparentemente, a maioria dos casais não segue esses princípios. É o que conclui uma pesquisa da Serasa ao apontar que somente 3% das pessoas entrevistadas não escondem ou não esconderiam nada do parceiro sobre sua situação financeira.

A pesquisa foi feita com base nos resultados de um teste disponível no site da Serasa, feito por 2.128 pessoas. Entre os que responderam às questões, 26% admitem não conhecer totalmente a situação financeira do parceiro e se sentem desconfortáveis para falar com o companheiro sobre dinheiro.

Já 25% não sabem se estão no mesmo nível financeiro do parceiro e desconhecem o histórico de seu comportamento em relação à administração do orçamento pessoal, apesar de declararem ter certa compatibilidade financeira com o parceiro.

E outros 20% dizem que, quando se trata de dinheiro, têm tudo para viver uma relação duradoura, sólida e de confiança, mas ainda há espaço para melhorias.

Tema é fonte de conflitos

Especialistas da Serasa apontam que o dinheiro é uma das principais causas de conflito entre casais. Apesar de levar um tempo desde o início do relacionamento para que ambos se sintam confortáveis para discutir sobre o assunto, é recomendável ter consciência do impacto de decisões financeiras no dia a dia e como isso pode afetar a vida a dois (veja como blindar o seu casamento contra brigas por dinheiro).

Apesar de 12% dos participantes da pesquisa entenderem como a situação financeira pode afetar a vida do casal, ainda não conseguem ser totalmente honestos e transparentes com o companheiro sobre o assunto; enquanto 11% admitem que precisam conversar mais sobre dinheiro com o parceiro e 2% nunca conversam sobre finanças.

Acompanhe tudo sobre:CasamentoDinheiroeducacao-financeiraEmpresasempresas-de-tecnologiaExperianorcamento-pessoalplanejamento-financeiro-pessoalrenda-pessoalSerasa Experian

Mais de Minhas Finanças

Novos negócios e viagens: os gastos de quem ganha mais de US$ 100 mil por ano

Procon abre novo procedimento de fiscalização contra a Enel por falta de energia em SP

Veja como fazer bolão da Mega da Virada 2024

PIS 2025: quem trabalhou em 2024 tem direito ao abono salarial no próximo ano?