Minhas Finanças

Ao comprar uma ação, quando tenho direito a dividendos?

Internauta pergunta quanto tempo deve permanecer com o papel para receber parte dos lucros da companhia


	Homem com dúvida: Internauta pergunta se há um tempo mínimo no qual deve permanecer com o papel para receber proventos
 (stokkete/Thinkstock)

Homem com dúvida: Internauta pergunta se há um tempo mínimo no qual deve permanecer com o papel para receber proventos (stokkete/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de maio de 2015 às 07h08.

Dúvida do internauta: Para ter direito a receber dividendos, preciso manter a ação na carteira por um tempo mínimo?

Resposta de Lucas Costa*

Se você quiser receber os dividendos de uma empresa deve permanecer com a ação até uma determinada data, que chamamos de data Ex ou Ex-dividendos, nomenclatura que pode ser definida como “sem dividendos”. Ou seja, a partir desta data, você já não terá mais direito aos proventos se comprar a ação. 

Para receber os dividendos, você deverá ter a ação em sua carteira e permanecer com ela até o dia Ex, que é quando você poderá vendê-la e, ainda assim, ter direito ao recebimento dos proventos. O acionista que comprar a ação após a data Ex não receberá os dividendos, mesmo que permaneça com a ação no dia do pagamento do provento.

Por exemplo, um acionista que possuir 100 ações até a data Ex receberá os dividendos distribuídos pela empresa (20 centavos por ação). Se na véspera da data Ex a ação encerrar o pregão cotada a 20 reais, no dia seguinte, ou seja, na data Ex, esse papel será cotado na abertura do pregão a 19,80 reais. Quando a ação fica Ex, o valor do provento é descontado da cotação.

Os dividendos correspondem a uma porcentagem resultante da divisão do lucro liquido (já descontado impostos) de uma empresa, que é distribuída aos acionistas. Esse tipo de provento não sofre desconto do Imposto de Renda, pois a empresa já recolheu os tributos.

Ações de companhias com política de dividendos agressiva devem fazer parte do portfólio de qualquer investidor (veja quais são as ações boas pagadoras de lucro mais sugeridas para maio). O ideal é ter uma carteira balanceada, incluindo as ações cíclicas, que tendem a apresentar melhor desempenho em momentos de recuperação da economia.

Fique atento, pois as companhias geradoras de lucro podem passar por problemas ao longo do tempo e, como consequência, alterar sua política de dividendos (veja quais são as melhores ações para ganhar dividendos). Lembre-se que nunca devemos basear as escolhas das ações que compõem a carteira de investimentos usando como parâmetro apenas o retorno com dividendos (dividend yield).

*Lucas Costa, CPA20, é consultor financeiro especializado em investimento na ANBIMA, e também é responsável pelo desenvolvimento da educação financeira em diversas empresas brasileiras.

Envie suas dúvidas sobre planejamento financeiro, investimentos e herança para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasdicas-de-financas-pessoaisDividendosImigraçãoMercado financeirorenda-pessoalrenda-variavel

Mais de Minhas Finanças

Ministério da Justiça realiza leilão de 54 quilos de ouro; veja como participar

Mega-Sena acumulada: quanto rendem R$ 61 milhões na poupança

Programa Apoio Financeiro: Caixa paga parcela de R$ 1.412 a trabalhadores do RS

Receita libera consulta ao 3º lote de restituição do IR 2024 nesta semana

Mais na Exame