ANS suspende venda de 46 planos de saúde no país
Juntos, os planos atendem cerca de 570 mil beneficiários, que ganham agora a garantia à assistência regular
Marília Almeida
Publicado em 1 de março de 2019 às 10h40.
São Paulo - A partir do dia 11, 46 planos de saúde não poderão ser vendidos ou receber novos clientes em todo o país por determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Juntos, os planos atendem cerca de 570 mil beneficiários, que ganham a garantia à assistência regular.
A medida, anunciada nesta sexta-feira (1º), é temporária e faz parte do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, que monitora o desempenho do setor e busca proteger o beneficiário.
Neste ciclo, referente ao 4º trimestre de 2018, a reguladora determinou a suspensão temporária da comercialização de planos de 13 operadoras em função de reclamações recebidas de consumidores no período. As queixas estão relacionadas à cobertura do plano, prazo máximo de atendimento e rede de profissionais, entre outros assuntos.
Acesse a lista de planos com comercialização suspensa
Os planos suspensos só podem voltar a ser comercializados quando forem comprovadas melhorias.
Paralelamente à suspensão, a agência reguladora liberou a comercialização de sete planos de saúde de duas operadoras, que haviam sido suspensos em ciclos anteriores. A liberação indica que esses planos poderão voltar a ser vendidos para novos clientes a partir do dia 11/03/2019.
Reclamações
No período entre 1º de outubro e 31 de dezembro de 2018 foram registradas 19.186 queixas de natureza assistencial nos canais de atendimento da ANS. Dessas, 15.821 foram consideradas para análise pelo Programa de Monitoramento. Mais de 94% das queixas foram resolvidas pela mediação feita pela ANS.