Mercados

Via Varejo sozinha; Construtoras desabam…

Dia péssimo para as construtoras O dia foi especialmente ruim para quatro construtoras que divulgaram seus resultados entre quinta e sexta-feira. As ações da Cyrela, a maior do setor, caíram 2% após a empresa apresentar um lucro de 31 milhões de reais – queda de 68,4% na comparação anual. Os papéis da Gafisa caíram 3,8% […]

VIA VAREJO: estudo mostra que as ações Small Caps podem ser o destaque de alta em 2017 / Germano Lüders (Germano Lüders/Exame)

VIA VAREJO: estudo mostra que as ações Small Caps podem ser o destaque de alta em 2017 / Germano Lüders (Germano Lüders/Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de março de 2017 às 18h57.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h01.

Dia péssimo para as construtoras

O dia foi especialmente ruim para quatro construtoras que divulgaram seus resultados entre quinta e sexta-feira. As ações da Cyrela, a maior do setor, caíram 2% após a empresa apresentar um lucro de 31 milhões de reais – queda de 68,4% na comparação anual. Os papéis da Gafisa caíram 3,8% com um prejuízo de 999,3 milhões de reais no quarto trimestre, ante o lucro de 826.000 no mesmo período de 2015. Na Tecnisa os papéis desabaram 8,1% após o prejuízo de 252 milhões de reais, em comparação com o lucro de 168,4 milhões dos últimos três meses de 2015. Já as ações da Helbor tiveram o pior desempenho: despencaram 10,2% após a companhia apresentar um prejuízo de 83 milhões de reais no último trimestre, ante o lucro de 12,3 milhões de reais do ano anterior. O Ibovespa subiu 0,51% nesta sexta-feira, mas não evitou a queda no acumulado da semana (de 0,55%).

_

Via Varejo sem interessados

Os papéis da Via Varejo, que reúne as operações das empresas Casas Bahia e do Ponto Frio, despencaram 8,2% nesta sexta-feira. Conforme antecipado pela última edição da revista EXAME, a venda da companhia se mostra cada vez mais difícil. O Grupo Pão de Açúcar não tem mais data para eventuais competidores confirmarem interesse pela companhia, segundo informações do jornal Valor Econômico. O prazo previsto era até essa sexta-feira, mas os grupos que haviam mostrado interesse não apresentaram proposta.

_

Usiminas: a briga continua

A briga entre os acionistas da siderúrgica Usiminas continuou nesta sexta-feira. Na quinta-feira o conselho de administração da companhia destituiu o executivo Rômel Erwin de Souza da presidência e promoveu o diretor comercial Sérgio Leite para o comando do grupo. Essa foi a segunda troca de presidente da empresa em cerca de um ano. O grupo siderúrgico Nippon Steel, um dos sócios da Usiminas, afirmou nesta sexta-feira que a eleição de Leite é inválida e por isso vai recorrer à Justiça. Já o grupo Ternium, o outro sócio, afirmou que o ex-presidente Erwin de Souza agiu ilegalmente e que o conselho de administração da Usiminas não tem confiança no executivo destituído do cargo na véspera. As ações preferenciais da Usiminas caíram 2,8% nesta sexta-feira – o pior desempenho do Ibovespa.

_

Bondholders contra Oi

Dois dos principais grupos de detentores de títulos da dívida da companhia telefônica Oi se opuseram à nova versão do plano de recuperação judicial da empresa aprovado na quarta-feira. Os credores avaliam que a proposta “não trata os credores de forma justa e equitativa, ao mesmo tempo em que promove os interesses dos atuais acionistas, em detrimento de todos os outros interessados”. “não trata os credores de forma justa e equitativa, ao mesmo tempo em que promove os interesses dos atuais acionistas, em detrimento de todos os outros interessados”. As ações ordinárias da Oi fecharam em queda de 6,8% e as preferenciais de 13% nesta sexta-feira.

_

MMX: o plano

As ações da mineradora MMX dispararam 26,3% nesta sexta-feira após a empresa apresentar seu plano de recuperação judicial. Um dos destaques do pedido é a venda da UPI Comrubá, incluindo direitos de lavra. Há uma proposta de aquisição pela Vetorial Mineração no valor de 14,5 milhões de reais, em quatro parcelas, ante a obrigação de a MMX Corumbá aderir ao Programa de Regularização Tributária para abater 76% da dívida e parcelar o restante. O documento destaca os ativos da MMX Corumbá, que tem capacidade de processar até 2 milhões de toneladas de minério de ferro granulado e sinter feed por ano, e cita também os ativos da MMX S.A.

_

JBS na justiça

Investidores da JBS entraram com uma ação coletiva nos Estados Unidos contra a companhia e seus executivos Gilberto Tomazoni e Wesley Batista. O processo contempla acionistas que compraram recibos de ações (ADRs) da JBS entre 2 de junho de 2015 e 17 de março de 2017, e busca compensação por danos causados, por terem adquirido os papéis a preços artificialmente elevados, sendo prejudicados com as revelações de atos inadequados realizados pela empresa – em virtude da Operação Carne Fraca. O escritório de advocacia é o Rosen Law Firm, que também busca investidores para uma ação coletiva contra a BRF. Apesar da notícia negativa, as ações da JBS subiram 3% nesta sexta.

_

Carne Fraca: – 40 bi

Indústrias exportadoras de carne suína e frango perderam 40 bilhões de dólares na primeira semana após as revelações da Operação Carne Fraca. A receita corresponde a 22% do total de embarques previstos para uma semana, de 185,7 milhões de dólares, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal. Ao mesmo tempo, o Banco Central (BC) aumentou a previsão de superávit comercial em 2017 em 15,9%. O BC estima um saldo comercial positivo de 51 bilhões de dólares este ano. Em 2016, o Brasil teve superávit de 45 bilhões de dólares. O chefe-adjunto do Departamento Econômico do BC, Fernando Rocha, explicou que o aumento das exportações é explicado especialmente pela alta do preço das commodities.

_

Dinheiro pra startup

O BNDES pretende lançar em abril uma chamada pública para investir 200 milhões de reais em startups. “Vamos investir em empresas de alto risco, baixa maturidade e grande potencial de inovação”, afirmou a diretora do BNDES, Eliane Lustosa, após seminário sobre startups promovido pelo banco. O BNDES não deve ser o único a ter participação no fundo e deve buscar investidores parceiros no mercado. Segundo Lustosa, o fundo do BNDES deve funcionar comprando títulos de dívida de empresas de inovação em estágio inicial.

_

Corrida pela aposentadoria

Segundo apurou o jornal Agora, o número de pedidos de aposentadoria por tempo de serviço subiu 36,5% em janeiro e fevereiro deste ano, diante da reforma da previdência do governo. O benefício, que atualmente não exige idade mínima para aposentadoria, teve 74.948 solicitações nos dois primeiros meses do ano, ante 54.925 pedidos no mesmo período do ano passado, segundo dados do INSS. Segundo advogados, a corrida ao INSS pela solicitação da aposentadoria mostra que o segurado está com medo de perder direitos. Especialistas afirmam que o momento da aposentadoria tem que ser bem planejado e quem completar as condições de se aposentar pelas regras atuais, antes da reforma ser aprovada, tem direito adquirido.

 

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mercados

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Bolsa brasileira comunica que não foi afetada por apagão global de tecnologia

Ibovespa tem leve alta após governo anunciar R$ 15 bi de corte de gastos; dólar cai

Netflix supera expectativa e registra 277 milhões de assinaturas pelo mundo

Mais na Exame