Mercados

Tóquio fecha em leve alta com dólar mais forte na 6ª feira

O índice Nikkei encerrou o dia com ganho de 0,89%, a 17.014,29 pontos


	Notas de Iene: a sessão teve início com o mercado animado com o retorno do dólar para o patamar de 117 ienes
 (Yoshikazu Tsuno/AFP)

Notas de Iene: a sessão teve início com o mercado animado com o retorno do dólar para o patamar de 117 ienes (Yoshikazu Tsuno/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de janeiro de 2015 às 06h47.

Tóquio - As ações negociadas em Tóquio fecharam em leve alta nesta segunda-feira, diante de uma recuperação do dólar ante o iene na sexta-feira e uma maior resistência dos preços do petróleo. Com isso, o índice Nikkei encerrou o dia com ganho de 0,89%, a 17.014,29 pontos, depois de acumular queda de 3,4% na semana passada.

A sessão teve início com o mercado animado com o retorno do dólar para o patamar de 117 ienes, depois de ter passado boa parte da sexta-feira na casa dos 116 ienes.

Embora a moeda norte-americana tenha, durante toda o pregão de hoje, operado em baixa em relação ao fechamento de sexta-feira, os investidores ficaram satisfeitos com o nível acima de 117 ienes, uma vez que as bolsas de Nova York fecharam em alta na semana passada e os preços do petróleo estão mais resistentes.

Em um dia de baixo volume de negócios, os investidores assumiram posição de cautela, enquanto aguardam por reuniões nos bancos centrais do Japão, da zona do euro e dos Estados Unidos, além das eleições na Grécia.

"O mercado está confortável com o índice Nikkei em torno de 17 mil pontos. Este não é um bom momento para uma posição agressiva", disse Yoshihiro Okumura, gerentes de negócios da Chibagin Asset Management.

No noticiário corporativo, as exportadoras japonesas, mais sensíveis ao câmbio, lideraram os ganhos. A Tokyo Electron encerrou em alta de 1,4%, enquanto a Fuji Heavy Industries subiu 2,6%.

A notícia de que a China suspendeu as atividades de três das maiores corretoras do país, anunciada nesta segunda-feira, não foi suficiente para levar o índice Nikkei para o território negativo, mas isso não significa que o mercado japonês ficou imune à decisão.

Algumas das principais corretoras do Japão fecharam em queda. A Daiwa Securities Group caiu 1,8%, a Nomura Holdings perdeu 0,6% e a Sumitomo Mitsui Financial Group recuou 1,0%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresMercado financeiroNikkei

Mais de Mercados

Dólar fecha em queda de 0,84% a R$ 6,0721 com atuação do BC e pacote fiscal

Entenda como funcionam os leilões do Banco Central no mercado de câmbio

Novo Nordisk cai 20% após resultado decepcionante em teste de medicamento contra obesidade

Após vender US$ 3 bilhões, segundo leilão do Banco Central é cancelado