Mercados

Tesouro: taxa de títulos reflete expectativa sobre Selic

Analista do órgão acredita que redução das taxas nos leilões de títulos públicos mostram que o mercado espera nova queda nos juros

O mercado espera que o BC continue reduzindo a Selic, diz o Tesouro (Divulgação/Banco Central)

O mercado espera que o BC continue reduzindo a Selic, diz o Tesouro (Divulgação/Banco Central)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2011 às 12h01.

Brasília - A redução das taxas dos títulos públicos nos leilões, verificada há dois meses, reflete a expectativa do mercado de que o Banco Central continuará em processo de redução da Selic (taxa básica de juros da economia), segundo afirmou hoje o coordenador de Operação da Dívida Pública do Tesouro Nacional, Fernando Garrido. "Isso é o que leva, a cada leilão, à queda nas taxas pedidas nos títulos prefixados", disse.

No primeiro leilão feito em outubro, de acordo com o coordenador, o papel com maior volume de negociação, a LTN (Letra do Tesouro Nacional, título prefixado) com vencimento em janeiro de 2014, foi vendido a 10,82% ao ano. No último leilão do mês, realizado no dia 27, o papel foi comercializado a 10,86%. "Houve uma pequena elevação, mas, no primeiro de novembro, na semana passada, foi vendido a 10,38%", comparou.

Garrido apresentou também os títulos negociados com as menores taxas. No último dia 10, o Tesouro Nacional vendeu LTN com vencimento em outubro de 2012 a 10,06%. O papel prefixado com vencimento em abril de 2012 ficou em 10,55%. "As taxas dos prefixados têm caído com a Selic menor e a expectativa de mais queda", disse.

Isso, de acordo com o coordenador, é positivo porque tem impacto no custo médio da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna (DPMFi). Além do mais, segundo ele, contribuem para a trajetória de queda os indicadores de inflação de outubro de 2011, que também recuaram ante os índices vistos em igual mês do ano passado.

Acompanhe tudo sobre:Mercado financeiroEstatísticasIndicadores econômicosJurosSelicTítulos públicos

Mais de Mercados

Warner diz que vai analisar proposta da Paramount em até 10 dias úteis

Ibovespa fecha em alta, mas não se recupera de 'efeito Flávio'; dólar cai

Ações da Warner disparam após Paramount superar proposta da Netflix

Ações da Netflix caem após Paramount voltar à disputa pela Warner