Invest

Semana pode ter estreia de até 8 empresas na B3

Agenda de IPOs aquece e número de novas empresas na bolsa se aproxima do total registrado em 2020

 (hanibaram/Getty Images)

(hanibaram/Getty Images)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 26 de abril de 2021 às 06h00.

Última atualização em 26 de abril de 2021 às 07h41.

Reiniciada após um breve período de cautela no mercado, a agenda de ofertas públicas iniciais (IPO, na sigla em inglês) pode ter sua semana mais agitada no ano, com oito estreias previstas até sexta-feira, 30. 

A quantidade, se confirmada, irá elevar para 26 o número de empresas estreantes na B3 neste ano. Em 2020 inteiro, 28 companhias entraram para a bolsa. 

Aprenda a buscar renda extra com ações com a ajuda da Exame Academy

No ano, os IPOs já levantaram cerca de 26,7 bilhões de reais, 570% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado. E essa diferença deve ficar ainda maior no fim de abril, considerando que a semana ainda pode contar com a maior oferta inicial do ano.

Confira quando e quais empresas devem estrear na bolsa nesta semana:

Segunda-feira, 26

GPS (GGPS3)

Precificada na última quinta-feira, a oferta do Grupo GPS levantou 2,490 bilhões de  reais, com o preço por ação saindo a 12 reais. Segundo prospecto da oferta, a empresa de serviços de limpeza e segurança deve utilizar metade do dinheiro arrecadado para aquisições. O crescimento inorgânico, por sinal, tem sido uma estratégia adotada há algum tempo pela companhia, que tem um histórico de 30 aquisições desde 2007.

Quarta-feira, 28

Rio Alto (RIOS3)

Com previsão de estreia para esta quarta, as ações da Rio Alto devem ser precificadas já nesta segunda-feira, 26. Com faixa indicativa entre 15,87 e 20,63, o IPO deve girar entre 700 milhões de reais e 1,05 bilhão de reais. 

No ramo de energia renovável, a empresa espera uma precificação próxima do centro da faixa, para que, já com as comissões pagas, obtenha alto em torno de 730 milhões de reais. A ideia da companhia é utilizar o dinheiro para investimentos em projetos de energia solar.

Quinta-feira, 27

Caixa Seguridade (CXSE3)

O mais aguardado da semana, o IPO da Caixa Seguridade tem potencial de ser o maior do ano, superando o da CSN Mineração, de 5.2 bilhões de reais. Caso a oferta da Caixa saia no topo da faixa indicativa, de 9,33 a 12,67 reais, e todo o lote suplementar seja vendido, a companhia pode levantar 6,6 bilhões de reais. O volume, se confirmado, também deve ser suficiente para alçar a empresa para a lista dos dez maiores IPOs  da história da B3. A precificação da oferta está prevista para terça-feira, 27, sendo que o período de reserva encerra nesta segunda. 

Infracommerce (IFCM3)

Especializada em serviços de e-commerce,a Infracommerce chega para ampliar o número de empresas de tecnologia na B3 e tem como clientes gigantes como Ambev, Nike, Motorola e Ray Ban. 

Com faixa indicativa entre 22 e 28 reais, a Infracommerce pode levantar até 2,5 bilhões de reais, considerando também o lote suplementar. Do total da oferta, cerca de 63% será de oferta primária, em que os recursos vão direto para o caixa da empresa. Desse montante, 75% deve ser utilizado em aquisições, 20,7% em crescimento orgânico e 4,3% em pagamento de dívidas. O período de reserva encerra nesta segunda. 

Boa Safra (GBSA3)

Líder na produção de sementes de soja, a empresa virá para ser alternativa de investimento no agronegócio brasileiro - setor ainda pouco representado em relação ao seu tamanho na economia real. Com faixa indicativa entre 9,90 e 12,60 reais, a empresa espera levantar cerca de 460 milhões de reais, considerando o centro da faixa indicativa. A precificação está prevista para terça-feira, o período de reserva encerra nesta segunda.

Sexta-feira, 29

Kora Saúde (KRSA3)

Com faixa indicativa definida entre 11,20 e 15,50 reais, a Kora Saúde pode levantar mais de 2 bilhões de reais, que devem reforçar a frente de aquisições de hospitais. Somente nos últimos três anos, a Kora Saúde fez nove aquisições, entre hospitais e centros de diagnósticos. O período de reserva da oferta encerra na terça, com a precificação prevista para quarta.

Hospital Care (HCAR3)

Também do ramo de hospitais, a Hospital Care deve estrear nesta sexta, após ter a precificação da oferta adiada na semana passada. A empresa havia definido faixa indicativa de 22,50 a 28,50 reais por ação, com previsão de levantar cerca de 800 milhões de reais, considerando o centro da faixa. Mas de acordo com o Valor, a oferta não havia atraído muito interesse por parte de investidores. Com o adiamento, a precificação deve ser feita nesta quarta.

Vittia (VITT3)

Além da Boa Safra, a Vittia também chega à B3 para aumentar as opções de investimentos no agronegócio. Focada em produtos para o cultivo, a empresa é líder nacional em inoculantes e está entre as três maiores companhias de fertilizantes foliares do país. Com faixa indicativa entre 7,80 e 9,80 reais, o valor da oferta deve ficar abaixo de 750 milhões de reais, mesmo considerando o topo da faixa e o lote suplementar. O período de reserva para participar da oferta vai até esta terça, um dia antes de sua precificação.

Esteja sempre informado sobre as notícias que movem o mercado. Assine a EXAME

Acompanhe tudo sobre:B3Bolsas de estudoIPOsOfertas de ações

Mais de Invest

Dólar fecha em queda de 0,84% a R$ 6,0721 com atuação do BC e pacote fiscal

Alavancagem financeira: 3 pontos que o investidor precisa saber

Boletim Focus: o que é e como ler o relatório com as previsões do mercado

Entenda como funcionam os leilões do Banco Central no mercado de câmbio