Sabesp dispara após Doria afirmar que privatização é a melhor opção
O governador de São Paulo afirmou que espera ganhar 20 bilhões com a privatização da maior empresa de saneamento da América Latina
Reuters
Publicado em 11 de julho de 2019 às 11h03.
Última atualização em 11 de julho de 2019 às 11h07.
São Paulo — As ações da Sabesp disparavam na bolsa paulista e tocavam máxima histórica intradia nesta quinta-feira, após comentários do governador do Estado de São Paulo, João Doria , de que a privatização da empresa de saneamento é a melhor opção para a companhia.
Às 10:42, os papéis tinham valorização de 5,6%, a 52,26 reais, na ponta positiva do Ibovespa, que, por sua vez, recuava 0,2%. Na máxima até o momento, as ações subiram 6%, a 52,49 reais, recorde intradia.
Em Londres, Doria disse ao canal de televisão da Bloomberg que privatização é a melhor opção para Sabesp. "É a maior empresa (de saneamento) da América Latina. Estamos convencidos que é a melhor maneira...Esperamos levantar quase 20 bilhões."
O Bradesco BBI também adicionou Sabesp em sua carteira recomendada, citando o preço atrativo e expectativas sobre o marco do saneamento básico, em ajustes no portfólio enviado a clientes nesta quinta-feira.
Sobre a privatização
Para que ocorra a privatização é necessário a aprovação do Projeto de Lei do Senado que institui o novo marco regulatório do setor de saneamento básico e que permite a privatização de estatais. A expectativa é que este projeto seja votado em agosto.
Após a aprovação do projeto na Câmara, para que ocorra a privatização da companhia é necessário o aval da Assembleia Legislativa e possível alteração da constituição do Estado e negociações com prefeituras da transferência dos serviços de saneamento para um novo controlador e estruturação do edital de privatização.
No ano, as ações da Sabesp acumulam valorização de 66% na Bolsa. Atualmente, o valor de mercado da companhia é estimado em 35,70 bilhões.