Mercados

Reforma do Novo Mercado chega a capítulo decisivo nesta sexta

Hoje se encerra o prazo para aqueles que participam dos mais elevados padrões de governança da bolsa brasileira votem a proposta de reforma do mercado

BOLSA: votação para reformas no Nivel 2 e no Novo Mercado se encerra nesta sexta-feira / Germano Lüders

BOLSA: votação para reformas no Nivel 2 e no Novo Mercado se encerra nesta sexta-feira / Germano Lüders

DR

Da Redação

Publicado em 23 de junho de 2017 às 05h58.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h39.

A novela da reforma do Novo Mercado e do Nível 2, os mais elevados padrões de governança da bolsa brasileira, chega a um capítulo decisivo nesta sexta-feira — quando se encerra o prazo para que as empresas que participam do Nível 2 votem na proposta.

Esta, vale lembrar, não é a primeira tentativa de reforma do Novo Mercado, segmento que foi lançado em 2000. A primeira, realizada em 2010, fracassou.

Desta vez, a proposta vem se arrastando desde março do ano passado, mas a bolsa brasileira está confiante de que será aprovada.

Entre as principais mudanças propostas estão a criação de um órgão de fiscalização e controle na forma de um comitê, a publicação da remuneração máxima, média e mínima dos administradores e a criação de uma política de remuneração, indicação e gerenciamento de riscos.

O calendário inicial previa o encerramento das votações em setembro do ano passado, mas a proposta sofreu críticas das empresas, que temem o aumento de custos com as novas regras.

Para amenizar a situação, a B3 permitiu que as empresas votem em quatro assuntos específicos separados do texto base: a avaliação do conselho, comitês e diretoria; a apresentação de relatórios socioambientais em padrão internacional; a realização de oferta pública para aquisição de ações em caso de compra de 20% ou 30% do capital e o aumento do percentual mínimo exigido para sair do segmento de governança dos 33% previstos no texto básico para 50%.

Para conseguir adotar a reforma, a B3 precisa que pelo menos dois terços votem a favor das mudanças. O resultado deve ser divulgado no começo de julho.

Acompanhe tudo sobre:Exame HojeÀs Sete

Mais de Mercados

A queda da Barbie? Ações da Mattel despencam 24% após fraco desempenho no fim de ano

Domino’s nomeia um veterano do McDonald’s como seu novo CEO

País não sobrevive se metade das pessoas recebe cheque do governo, diz Stuhlberger

Produção da Petrobras cresce 19% no 4º trimestre, puxada pelo pré-aal