Mercados

Rebaixamento da Líbia derruba títulos do Banco ABC Brasil

Banco tem o governo líbio como um de seus controladores; nível é o pior em uma semana

A crise na Líbia fez os títulos caírem aqui no Brasil (Getty Images)

A crise na Líbia fez os títulos caírem aqui no Brasil (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de março de 2011 às 16h33.

São Paulo - Os títulos de dívida vendidos pelo Banco ABC Brasil, instituição com sede em São Paulo e parcialmente controlada pelo governo da Líbia, caíram para o nível mais baixo em uma semana depois de a agência de classificação Standard & Poor’s ter rebaixado a nota de crédito soberana da daquele país para abaixo de grau de investimento.

Os títulos do ABC Brasil de cupom de 7,875 por cento com vencimento em 2020 caíam 0,39 centavos por dólar de valor de face, para 99,85 por cento do valor de face às 14:43. É o nível mais baixo desde 2 de março, segundo dados compilados pela Bloomberg. A rendimento aumentou 6 pontos-base, ou 0,06 ponto percentual, para 7,90 por cento.

A S&P cortou a nota da Líbia em quatro níveis para BB e suspendeu outras ações citando a explosão da guerra civil e a ausência de informações políticas e econômicas “oportunas e confiáveis”. Em 22 de fevereiro, a classificação da Líbia tinha sido rebaixada de A- para BBB+.

O banco central da Líbia detém 59,4 por cento da Arab Banking Corp., controladora do Banco ABC Brasil e sede no Barein. A Arab é considerada “entidade ligada ao governo”, segundo a S&P.

Acompanhe tudo sobre:AcionistasÁfricaBancosFinançasLíbia

Mais de Mercados

Dólar fecha em queda de 0,84% a R$ 6,0721 com atuação do BC e pacote fiscal

Entenda como funcionam os leilões do Banco Central no mercado de câmbio

Novo Nordisk cai 20% após resultado decepcionante em teste de medicamento contra obesidade

Após vender US$ 3 bilhões, segundo leilão do Banco Central é cancelado