Privatização da Sabesp, otimismo na Ásia, PPI nos EUA e Hapvida: 3 assuntos que movem o mercado
Bolsas asiáticas voltam a fechar em alta; Japão fica a apenas 100 pontos de recorde dos anos 1990 e Hong Kong tem melhor semana do ano; negócios na China retornam na próxima semana
Repórter
Publicado em 16 de fevereiro de 2024 às 08h35.
Última atualização em 16 de fevereiro de 2024 às 08h46.
As bolsas internacionais voltam a subir nesta sexta-feira, 16, dando continuidade ao movimento de recuperação iniciado após dados acima do esperado para a inflação americana terem provocado perdas globais no início da semana. No Brasil, o Ibovespa fechou o último pregão em alta, depois de ter caído na volta do Carnaval.
PPI nos EUA
Investidores aguardam, nesta sexta, a divulgação do Índice de Preço ao Produtor americano (PPI, na sigla em inglês). A expectativa é de que o núcleo do PPI de janeiro apresente uma alta de 0,1%, e de 1,6% na comparação anual. O consenso para o número cheio também é de 0,1% de alta mensal.
Otimismo na Ásia
O clima também segue positivo na Ásia, com as bolsas encerrando em alta nesta madrugada. Em Hong Kong, onde os negócios voltaram na quarta-feira, o principal índice de ações teve sua melhor performance semanal do ano. No Japão, o Nikkei 225 subiu e fechou a apenas 100 pontos do recorde histórico, que remete à bolha dos anos 1990. O cenário favorável acende o otimismo para a volta das negociações na China, prevista para segunda-feira, 19. A bolsa de Xangai e Dalian, de commodities, seguem fechadas há uma semana devido ao feriado do Ano Novo Lunar.
O minério de ferro, que tem o país asiático como principal comprador, tem sido negociado em alta em Singapura, o que tem motivado a valorização de empresas do setor, como da BHP. No pré-mercado americano, as ADRs da Vale sobem quase 2%, o que deve favorecer o Ibovespa neste pregão.
Privatização da Sabesp
Investidores também seguem atentos às movimentações associadas ao processo de privatização da Sabesp. Na véspera, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, concedeu uma entrevista coletiva para tratar sobre o assunto. O objetivo do modelo proposto seria reduzir a conta de água, além de aumentar a eficiência da companhia. Na véspera, a empresa abriu uma consulta pública sobre a privatização. A ação da Sabesp fechou em alta de 2,15%.
Hapvida lança programa de recompra
A Hapvida anunciou um plano de recompra de até 200 milhões de ações com prazo de 18 meses. Pela cotação do último pregão, o programa poderia movimentar mais de R$ 600 milhões. Embora relevante, o montante representa menos de 3% de todo o valor de mercado da companhia.
Confira as últimas notícias de Invest:
- Gestor vê última janela de farra de brasileiros na Argentina
- Para o CEO da Neo, o mercado está otimista demais: "se estiverem errados, vão sofrer pesado"
- "Cenário é positivo para mercado de ações e é só o início", diz Padovani, economista-chefe do BV
- O pesadelo que tem tirado o sono de um dos maiores gestores do mercado brasileiro
- A "bomba atômica de pavio curto" que ameaça os mercados globais, segundo André Jakurski