Invest

Ibovespa fecha em alta com surpresa no PPI dos EUA

Investidores aguardaram pelo PPI dos EUA e repercutem as movimentações das empresas

Fachada da B3, a bolsa de valores brasileira (Germano Lüders/Exame)

Fachada da B3, a bolsa de valores brasileira (Germano Lüders/Exame)

Janize Colaço
Janize Colaço

Repórter de Invest

Publicado em 16 de fevereiro de 2024 às 10h38.

Última atualização em 16 de fevereiro de 2024 às 18h33.

O Ibovespa desta sexta-feira, 16, fechou em alta. O principal índice da bolsa de valores brasileira subiu 0,72%, aos 128.726 pontos. O pregão promete ser marcado por novos dados econômicos dos Estados Unidos, que podem balizar a próxima decisão do Federal Reserve (Fed, banco central americano). Por aqui, o IBGE publicou a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, enquanto no radar corporativo os investidores repercutem a inconclusão sobre a mudança no comando da Vale (VALE3).

Antes da abertura do mercado, o IBGE mostrou que a taxa anual de desocupação ficou em 7,8% no ano passado, o que representa uma queda de 1,8 ponto percentual (p.p.) frente à média de 2022. No período, a população desocupada totalizou 8,5 milhões de pessoas, queda anual de 1,8 milhão (-17,6%). Já a população ocupada do país chegou ao maior patamar da série histórica, iniciada em 2012, ao atingir 100,7 milhões de pessoas em 2023. 

Ibovespa agora

IBOV: +0,72%, aos 128.726 pontos.

Mas os números que têm mais força para fazer preço no pregão são do índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) dos EUA. “Embora o índice não seja o queridinho do Fed, o mercado reacende as atenções em busca de pistas sobre quando a autoridade monetária iniciará os cortes na taxa de juro”, diz Marcio Riauba, gerente da Mesa de Operações da StoneX.

Em janeiro houve um avanço de 0,3% frente ao mês anterior, acima das expectativas de avanço de 0,1%. Já o núcleo do PPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, também aumentou 0,3% na comparação mensal de janeiro, vindo igualmente acima do consenso de ganho de 0,2%. Na comparação anual, o PPI cheio subiu 0,9% em janeiro, desacelerando em relação ao acréscimo de 1% observado em dezembro. Já o núcleo teve um avanço anual de 1,6% em janeiro, menor do que o aumento de 1,8% do mês anterior. Neste caso, as projeções eram de avanços anuais de 0,7% do PPI cheio e de 1,8% do núcleo.

Na avaliação de Paulo Gala, economista-chefe do Banco Master, os números trouxeram mais más notícias para a inflação americana. Segundo ele, o destaque ficou com a cadeia de serviço ligada ao preço de atacado. “Encerramos a semana com duas más notícias de inflação nos EUA, tanto no preço ao consumidor quanto o preço atacado, acima do esperado, e duas más notícias de atividade com a queda no varejo e na produção industrial”, diz.

Já no radar corporativo, a mineradora Vale (VALE3) segue sem definir o futuro do seu comando, sendo que na véspera reunião extraordinária do Conselho de Administração foi encerrada “de forma inconclusiva”. O colegiado deve se reunir nas próximas semanas. É importante lembrar que as ações da companhia foram afetadas recentemente pela possibilidade de o ex-ministro da Economia, Guido Mantega, assumir a posição. No fechamento do Ibovespa hoje, os papéis VALE3 subiram 3,31%.

Os investidores também ficaram atentos às movimentações do processo de privatização da Sabesp (SBSP3). Na véspera, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, concedeu uma entrevista coletiva para tratar sobre o assunto. Na abertura do pregão as ações caíram, durante o pregão se recuperaram e subiram 0,93%.

Maiores altas do Ibovespa

A maior alta do pregão foi da Braskem e, na avaliação de Anderson Silva, head de renda variável e sócio da GT Capital, o movimento se deve a um boato. “Fala-se sobre uma possível venda, tendo em vista que pode ser uma possível pauta de conversa do presidente da Petrobras com o CEO da Adnoc em viagem para Abu Dhabi.”

  • Braskem (BRKM5): +10,32%
  • Casas Bahia (BHIA3): +5,03%
  • SLC Agrícola (SLCE3): +4,17%

Maiores quedas do Ibovespa

Entre as maiores quedas do Ibovespa hoje, destaque para os papéis do setor telefônico. “Vemos TIMS3 e VIVT3 com uma realização de lucros depois de um forte movimento de alta que vem desde janeiro de 2023”, diz Silva.

  • Tim (TIMS3): -3,81%
  • Vivo (VIVT3): -2,54%
  • CCR (CCRO3): -2,36%

Dólar hoje

O dólar fechou em queda nesta sexta-feira. Hoje, a moeda americana caiu 0,04%, a R$ 4,966. Na quinta-feira, o dólar fechou em queda de 0,07%, cotado a R$ 4,968.

Como é calculado o índice Bovespa?

Principal índice de ações da bolsa brasileira, a B3, o Ibovespa é calculado em tempo real, baseado na média do desempenho dessa carteira teórica de ativos, cada uma com seu peso na composição do índice. 

Funcionando como um termômetro do desempenho consolidado das principais ações para o mercado, cada ponto do Ibovespa equivale a 1 real. Por isso, se o IBOV está em 100.000 pontos, isso quer dizer que o preço da carteira teórica das ações mais negociadas é de 100.000 reais.

Que horas abre e fecha a bolsa de valores?

O horário de negociação na B3 vai das 10h às 18h. A pré-abertura ocorre entre 9h45 e 10h, enquanto o after-market ocorre entre 18h25 e 18h45. Já as negociações com o Ibovespa futuro ocorrem entre 9h e 17h55.

Confira as últimas notícias de Invest:

Acompanhe tudo sobre:Ibovespabolsas-de-valoresAções

Mais de Invest

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Magazine Luiza (MGLU3) cai à mínima do ano em dia de AGO sobre grupamento de ações

Casino amarga prejuízo e queda nas vendas no 1º trimestre, após ter deixado controle do GPA

Mais na Exame