Mercados

Preços do petróleo caem diante de retirada de sanções do Irã

O Brent e o petróleo nos EUA caminham para fechar em queda pela terceira semana consecutiva, com perdas de aproximadamente 20 por cento ante os picos de 2016


	Petróleo: a AIEA pode divulgar relatório sobre o cumprimento pelo Irã do acordo para conter seu programa nuclear em encontro nesta sexta-feira
 (Spencer Platt/AFP)

Petróleo: a AIEA pode divulgar relatório sobre o cumprimento pelo Irã do acordo para conter seu programa nuclear em encontro nesta sexta-feira (Spencer Platt/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de janeiro de 2016 às 09h10.

Londres - Os contratos futuros do petróleo Brent caíam cerca de 4 por cento para perto de mínimas em 12 anos nesta sexta-feira, com o mercado se preparando para mais exportações do Irã, que deverá ter retiradas sanções internacionais possivelmente dentro de dias.

O Brent e o petróleo nos EUA caminham para fechar em queda pela terceira semana consecutiva, com perdas de aproximadamente 20 por cento ante os picos de 2016.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) pode divulgar relatório sobre o cumprimento pelo Irã do acordo para conter seu programa nuclear em encontro nesta sexta-feira em Viena, o que potencialmente possibilitará a retirada das sanções do Ocidente contra o país.

O petróleo nos EUA caía 5 por cento às 9h31 (horário de Brasília) a 29,65 dólares, após ter registrado os primeiros ganhos significativos em 2016 na sessão anterior. Mais cedo, o contrato tocou 29,39 dólares, o menor nível desde novembro de 2003.

O Brent para março caía 4,79 por cento para 29,71 dólares o barril. Mais cedo na sexta, ele chegou a tocar 29,43 dólares, menor nível desde fevereiro de 2004.

"No curtíssimo prazo, outra queda de preços não pode ser descartada, particularmente depois que as sanções contra o Irã forem retiradas", disse o analista do Commerzbank, Carsten Fritch, durante o Reuters Global Oil Forum.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEnergiaIrã - PaísPetróleoPreços

Mais de Mercados

Às vésperas da decisão do Copom, Ibovespa opera em queda puxado por commodities

Dez empresas vão disputar 37,5 milhões de barris de petróleo da União

Detalhes sobre contenção de R$ 15 bi, balanço da Microsoft e Caged: o que move o mercado

Petrobras cai até 3% com reação ao plano de compra de 40% de campo de petróleo na Namíbia

Mais na Exame