Mercados

Positivo derrete após ser “esquecida” pela Lenovo

Após anos de rumores, empresa chinesa decide comprar a CCE

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de setembro de 2012 às 11h16.

São Paulo – As ações da Positivo Informática (POSI3) derreteram nas negociações realizadas nesta quarta-feira após uma disparada de 17% na véspera que foi motivada por uma especulação sobre a possibilidade de uma nova abordagem da Lenovo para comprar a empresa de tecnologia paranaense. A chinesa, contudo, fechou a operação com a CCE e deixou os investidores que esperavam ganhar com uma possível venda da empresa a ver navios.

A segunda maior fabricante de PCs no mundo e uma das que mais crescem deve anunciar a compra da brasileira CCE nesta quarta-feira, como o jornalista Tiago Lethbridge, da revista EXAME, revelou com exclusividade no blog Primeiro Lugar On-Line. As duas empresas vinham negociando desde o fim do ano passado e tem em suas operações alguns pontos complementares. As ações da Positivo amargam uma queda de 10% no início dos negócios, para 5,70 reais.

Não foi a primeira vez, nem a segunda ou terceira, que as ações se moveram com base em especulações sobre uma possível venda da empresa para a asiática. Apenas em 2011, a brasileira precisou negar quatro vezes os rumores. Em 2010, os boatos forçaram mais um esclarecimento em abril e, em 2009, em dezembro. Isso contando os mais recentes.

Os rumores se intensificaram após a chinesa convocar a imprensa para uma coletiva extraordinária na quarta-feira em São Paulo, às 13h30, com o chairman e CEO global, Yang Yanquing. Segundo a nota, o executivo fará “o maior anúncio da história da empresa no Brasil”. Agora, já se sabe qual será.

A chinesa anunciou em julho um investimento de 30 milhões de dólares em Itu, no estado de São Paulo, para a construção de uma fábrica em um terreno de 325 mil metros quadrados. “Somos o número 1 em vários países e queremos ser o número 1 aqui também”, disse o presidente da empresa no País, Dan Stone, à época.

Smartphones

A Positivo anunciou na terça-feira que decidiu entrar no mercado de celulares e smartphones. Segundo um comunicado enviado ao mercado hoje, a empresa lançará cinco modelos de telefones celulares neste ano, com previsão de chegada às lojas em novembro. Serão dois messaging phones e três smartphones com sistema operacional Android.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresCCEEmpresasEmpresas chinesasempresas-de-tecnologiaLenovoPositivoSetor de educaçãoTecnologia da informação

Mais de Mercados

Dólar fecha em queda de 0,84% a R$ 6,0721 com atuação do BC e pacote fiscal

Entenda como funcionam os leilões do Banco Central no mercado de câmbio

Novo Nordisk cai 20% após resultado decepcionante em teste de medicamento contra obesidade

Após vender US$ 3 bilhões, segundo leilão do Banco Central é cancelado