Mercados

PIB no Brasil e emprego nos EUA são destaque nesta sexta-feira

No cenário doméstico, investidores acompanham ainda os números regionais da produção industrial brasileira

Agenda do Investidor (SXC.hu)

Agenda do Investidor (SXC.hu)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de setembro de 2011 às 06h00.

São Paulo – A agenda econômica desta sexta-feira concentra a divulgação de indicadores importantes, tanto no Brasil como no exterior. Na cena doméstica, o destaque vai para a publicação do Produto Interno Bruto (PIB), referente ao segundo trimestre.

O indicador, previsto para sair às 9 horas (horário de Brasília), deve mostrar que a economia brasileira teve expansão de 4,71% entre abril e junho, contra um crescimento de 6,20% alcançando em igual intervalo do ano anterior, segundo projeção da Gradual Investimentos.

No mesmo horário, o mercado acompanha a divulgação dos dados de produção industrial por estado (Pesquisa Industrial Mensal: Produção Física – Regional), referente a julho. O indicador, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra dados relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativa e de transformação.

Ainda na cena interna, às 7 horas, será divulgado o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), referente a agosto. O índice mede as variações de preços no município de São Paulo, considerando pessoas que ganham de 1 a 20 salários mínimos.

Estados Unidos

Na maior economia do mundo, o grande destaque do dia vai para os dados de emprego. O Departamento de Trabalho dos EUA publica às 9h30 a taxa de desemprego e a criação de novos postos de trabalho, ambos referentes a agosto.

O consenso do mercado, segundo o site Briefing.com, é que a taxa de desemprego permaneça no atual patamar (9,1%) e que a economia americana tenha gerado 90 mil vagas, abaixo que as 117 mil criadas em julho, incluindo as oportunidades oferecidas no setor público.

Saem ainda nesta sexta-feira informações sobre a média de remunerações por hora trabalhada (Hourly Earnings) e a média de horas trabalhadas por semana (Average Workweek) nos EUA.

Europa e Ásia

Na Europa, às 6 horas, os investidores acompanham a publicação do índice de preços ao produtor (PPI) da Zona do Euro, referente a julho. Na Ásia, a China publica às 22 horas a pesquisa do Markit Economics com números sobre o nível de atividade do setor de serviços (Purchasing Managers Index Services), referente a agosto.

Acompanhe tudo sobre:Agenda do dia

Mais de Mercados

Petrobras contraria expectativas e tem prejuízo de R$ 2,6 bilhões no 2º trimestre

BB quer mais risco no crédito: “vamos buscar nossa fatia justa de mercado”

Casas Bahia sobe 19% na bolsa após reverter prejuízo no segundo trimestre

Bumble corta previsão de crescimento e ações desabam mais de 65% em dois dias

Mais na Exame