Mercados

Ouro continua a subir, mas é possível comprar uma cerveja com ele?

Repórter da Reuters sai pelas ruas de Nova York para testar a aceitação do metal

A cotação do ouro continua a subir com as incertezas sobre a economia global (Bruno Vincent/Getty Images)

A cotação do ouro continua a subir com as incertezas sobre a economia global (Bruno Vincent/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de abril de 2012 às 06h12.

São Paulo – A crise econômica tem criado um ambiente quase perfeito para a aceleração dos preços do ouro. E o valor não para de subir. O metal terminou a sexta-feira cotado a 1.664,80 dólares a onça-troy, uma valorização de 1,34% na semana.

Os investidores estão aumentando a posição no metal como uma proteção contra a desvalorização do dólar no caso de uma nova rodada de injeção de liquidez no mercado pelo Banco Central americano.

A especulação sobre uma nova ação da equipe do Federal Reserve cresceu após a publicação dos últimos números sobre a economia dos Estados Unidos. O PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 2,2% no primeiro trimestre do ano, uma desaceleração na comparação com o trimestre anterior, quando subiu 3%.

Apesar de visto como um ativo muito seguro - basta checar a quantidade de ouro abarrotada nos principais bancos centrais do mundo – muitos questionam a validade do metal como uma verdadeira moeda. O repórter da Reuters TV, Felix Salmon, foi atrás da resposta.

Salmon levou um grama de ouro (valor próximo a 50 dólares) para as ruas de Nova York e tentou comprar produtos e até uma caixa de cerveja. A reação do carregador de caixas de cerveja foi a mais impressionante. Ele tinha a cotação na ponta da língua.

https://youtube.com/watch?v=qSHv2TBEnHY%3Frel%3D0

Acompanhe tudo sobre:MoedasOuro

Mais de Mercados

Nike vai demitir 775 funcionários para apostar em automação

Dólar fecha em baixa com aversão aos Estados Unidos às vésperas do Fed

Vale lidera perdas do Ibovespa com novo transbordamento em mina

INSS começa hoje os pagamentos de janeiro; veja calendário