Mercados

Minério de ferro sobe 19,5% no mercado à vista da China

O minério de ferro com entrega no porto de Tianjin subiu 10,20 dólares nesta segunda, para 62,60 dólares/tonelada


	Minério de ferro: o minério de ferro com entrega no porto de Tianjin subiu 10,20 dólares nesta segunda, para 62,60 dólares/tonelada
 (nikitos77/Thinkstock)

Minério de ferro: o minério de ferro com entrega no porto de Tianjin subiu 10,20 dólares nesta segunda, para 62,60 dólares/tonelada (nikitos77/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de março de 2016 às 10h08.

Manila - Os preços do minério de ferro para entrega imediata na China dispararam 19,5 por cento nesta segunda-feira, seguindo fortes ganhos nos contratos futuros da commodity, que foram impulsionados por expectativas de que as siderúrgicas chinesas estão planejando um aumento na produção de aço no curto prazo.

O minério de ferro com entrega no porto de Tianjin subiu 10,20 dólares nesta segunda, para 62,60 dólares/tonelada, o maior valor desde 15 de junho de 2015, quando a cotação atingiu 64,50 dólares, segundo dados do The Steel Index.

Os contratos futuros de minério de ferro na China saltaram quase 5 por cento para atingir o seu limite de alta nesta segunda-feira, com os futuros em Cingapura subindo 19 por cento.

Ações de grandes mineradoras como a brasileira Vale, maior produtor global de minério de ferro, têm tido oscilações diárias bem próximas aos movimentos dos preços do produto no mercado à vista da China, maior importador global.

Os ganhos no minério de ferro foram na esteira da forte alta nos preços do aço em Xangai, cuja cotação avançou 5 por cento, para também tocar seu limite de alta para o dia.

Mas Goldman Sachs disse que o rali de minério de ferro não vai durar, devido à ausência de uma melhoria significativa na demanda por aço da China.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaCommodities

Mais de Mercados

A bolsa da América do Sul que pode ser uma das mais beneficiadas pela IA

Ibovespa fecha em queda com incertezas fiscais no radar; dólar sobe para R$ 5,59

Ações da Volvo sobem 7% enquanto investidores aguardam BCE

Reunião de Lula sobre corte de gastos e decisão de juros na Europa: o que move o mercado

Mais na Exame