Mercados

Mercado europeu avança com otimismo antes de dados dos EUA

Mineradoras positivas sobre a recuperação da economia global também ajudaram na subida dos índices da Europa

Bolsas acompanham expansão de empregos nos Estados Unidos (Ralph Orlowski/Getty Images)

Bolsas acompanham expansão de empregos nos Estados Unidos (Ralph Orlowski/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de março de 2011 às 09h09.

Londres - As bolsas de valores da Europa atingiram a máxima em três semanas nesta quarta-feira, com investidores posicionados para dados positivos sobre o emprego no setor privado dos Estados Unidos, enquanto as mineradoras ganhavam por esperanças de recuperação global.

O setor de mineração tinha um dos melhores desempenhos, com o índice de recursos naturais STOXX Europe 600 subindo 1,8 por cento. A Vedanta se apreciava 3,8 por cento, com operadores citando uma nota positiva do Morgan Stanley.

O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações no continente, operava em alta 0,88 por cento, a 1.135,90 pontos, às 8h53 (horário de Brasília), após fechar estável no último pregão.

O mercado europeu observará atentamente o relatório sobre o emprego no setor privado dos EUA, às 9h15, que dará uma ideia sobre o número geral de postos de trabalho que será divulgado na sexta-feira.

"O mercado não parece querer cair apesar de tudo que está sendo atirado nele. Nós estamos esperando os dados de emprego nos EUA, o desemprego levou muito tempo para diminuir e a recuperação nessa área é importante para o mercado", disse Andrea Williams, que administra 1,3 bilhão de libras em ativos para a Royal London Asset Management.

As ações da montadora de caminhões alemã MAN subiam 2,8 por cento, com operadores citando uma elevação de preço-alvo pelo JPMorgan.

Como pano de fundo, porém, os problemas de dívida soberana da zona do euro permaneciam, com investidores antecipando resultados dos testes de estresse bancários na Irlanda, que devem mostrar a necessidade de capital dos bancos.

Os papéis do Bank of Ireland caíam 2 por cento, ainda que o índice geral bancário STOXX Europe 600 subisse 0,4 por cento.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresEstados Unidos (EUA)EuropaFTSEIndústriaMercado financeiroMineraçãoPaíses ricos

Mais de Mercados

Ações da Volvo sobem 7% enquanto investidores aguardam BCE

Reunião de Lula sobre corte de gastos e decisão de juros na Europa: o que move o mercado

BC eleva o limite de operações de câmbio feitas em instituições não bancárias para US$ 500 mil

Pragmatismo é maior que do último governo do PT e temor deve arrefecer, diz gestor da Mantaro

Mais na Exame