Itaú inicia cobertura de Banrisul com recomendação de compra
Nos últimos 12 meses, as ações do banco gaúcho acumulam ganhos de 29%, contra alta de 3,8% do índice do setor (IFNC) e uma queda de 3,7% do Ibovespa
Da Redação
Publicado em 18 de março de 2011 às 15h56.
São Paulo – O Itaú BBA iniciou a cobertura das ações do Banrisul (BRSR6) com recomendação de desempenho acima da média de mercado (outperform) e preço-alvo em 26 reais para dezembro de 2011, um potencial de valorização de 46%.
Segundo os analistas, as ações do banco gaúcho negociam a um múltiplo P/L (preço da ação sobre o lucro por ação) de 8,3 vezes, ligeiramente acima de sua média histórica. Nos últimos 12 meses, as ações acumulam ganhos de 29%, contra alta de 3,8% do índice do setor (IFNC) e uma queda de 3,7% do Ibovespa.
O banco tem operações concentradas no estado Rio Grande do Sul, que detém 57% do capital total da instituição. Aproximadamente 33% de sua carteira são referentes a crédito consignado e outros 20% estão ligados a empréstimos para pequenas e médias empresas. “Esta estrutura oferece boa lucratividade, com baixas taxas de inadimplência”, lembra a equipe de análise formada por Regina Longo Sanchez, Thiago Bovolenta Batista e Alexandre Spada.
O Banrisul é líder em participação de mercado no Rio Grande do Sul, com uma fatia de 26% do estado; seguido do Banco do Brasil que detém 23,3%.
Para o Itaú BBA, o Banricompras, cartão de débito e crédito exclusivo para clientes do banco, tem potencial para expandir de forma significativa, após recentemente passar a contar com a bandeira MasterCard. Cabe lembrar que há também a expectativa de que o Banricompras estampe, em breve, a bandeira Visa.
Considerando o volume total da indústria brasileira de cartões, o Banrisul encerrou 2010 com uma quota de mercado de apenas 1%. Tomando como base apenas o estado do Rio Grande do Sul, o market share do Banricompras chega a 15%.
“Acreditamos que Banricompras tem um forte potencial para crescer, seja por meio de MasterCard e Visa, ou por meio de parcerias com outras instituições e emissores de cartões de débito. Trata-se de uma marca muito forte no Rio Grande do Sul e oferece ao banco uma grande vantagem competitiva frente a seus pares”, avaliam os analistas.
De acordo com a equipe, a expansão geográfica do banco na região sul do Brasil, principalmente para Santa Catarina, deve impulsionar o desempenho operacional. “Os estados da região sul representam cerca de 17% do PIB (Produto interno bruto) brasileiro. Atualmente, o Banrisul possui 397 unidades no Rio Grande do Sul, 24 em Santa Catarina e 2 no Paraná. O projeto de crescimento do banco também contempla a prestação de serviços na Argentina, Uruguai e Paraguai.
Novo comando
Na última quinta-feira (17), a nova diretoria do Banrisul foi empossada. Indicado pelo governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), Túlio Luiz Zamin assumiu a presidência do banco pelos próximos 4 anos. A diretoria financeira e de relação com investidores será de responsabilidade de João Emilio Gazzana.
Recentes números
O lucro líquido do Banrisul, no quarto trimestre do ano passado, foi de 229,9 milhões de reais, com alta de 24,7% sobre o mesmo período de 2009. Em todo o ano de 2010, o lucro líquido foi de 741,2 milhões de reais, alta de 37% na comparação com um ano antes. O volume de operações de crédito do Banrisul chegou a 17,03 bilhões de reais em dezembro de 2010, saldo que ultrapassa em 27% a posição de dezembro de 2009 e em 4,9% o saldo de setembro de 2010. A carteira de crédito comercial fechou com saldo de 13,13 bilhões reais. Considerando o montante de crédito comercial, o segmento de pessoa física atingiu 7,39 bilhões de reais, com evolução de 36,5% no ano e 2,5% no último trimestre.