Às 11h50 o Ibovespa operava em alta de 1,18%, a 47.961 pontos: o giro financeiro da sessão era de R$1,26 bilhão (Andrew Harrer/Bloomberg)
Da Redação
Publicado em 22 de julho de 2013 às 12h22.
São Paulo - O mercado de ações brasileiro abriu a semana em alta, com investidores atentos à temporada de resultados no segundo trimestre, enquanto as bolsas americanas operavam perto da estabilidade.
Às 11h50, o Ibovespa - índice que reúne as principais ações do mercado local - operava em alta de 1,18 por cento, a 47.961 pontos. O giro financeiro da sessão era de 1,26 bilhão de reais.
"Muita gente está esperando os resultados", afirmou o sócio-diretor da Título Corretora, Marcio Cardoso. "Um resultado um pouco pior já está embutido nos preços das ações".
O Bradesco, segundo maior banco privado do país, reduziu a projeção de crescimento de sua carteira de crédito para 2013, em meio ao desempenho mais fraco da economia brasileira, após ter divulgado nesta manhã que teve lucro recorrente de 2,978 bilhões de reais no segundo trimestre, praticamente em linha com os 3,02 bilhões estimados por analistas consultados pela Reuters.
No exterior, as bolsas globais operavam perto da estabilidade, com investidores mais confiantes de que a política monetária dos Estados Unidos seguirá dando apoio à atividade econômica. As atenções do mercado internacional também se voltavam para a importante vitória na eleição para o Senado do Japão pelo premiê Shinzo Abe no domingo e para resultados corporativos. Na Bovespa, papéis das empresas de petróleo, a estatal Petrobras e a OGX, do empresário Eike Batista.
A também petroleira HRT operava em forte queda, em reação ao anúncio feito na sexta-feira à noite de que o segundo poço de sua campanha exploratória na costa da Namíbia, na África, foi considerado seco.