Mercados

Ibovespa sobe 0,2% após sessão volátil; Suzano lidera ganhos

A recuperação das ações de empresas do setor de educação também ficou entre os destaques positivos do índice

Bovespa: o cenário externo deu um tom favorável aos negócios, com Wall Street subindo após Trump anunciar planos de reforma tributária (Marcos Issa/Bloomberg)

Bovespa: o cenário externo deu um tom favorável aos negócios, com Wall Street subindo após Trump anunciar planos de reforma tributária (Marcos Issa/Bloomberg)

R

Reuters

Publicado em 9 de fevereiro de 2017 às 20h22.

São Paulo - O principal índice da Bovespa fechou esta quinta-feira no azul, após trocar de sinal várias vezes ao longo da sessão, com Suzano liderando os ganhos após resultado trimestral.

O Ibovespa subiu 0,2 por cento, a 64.964 pontos, após subir 0,72 por cento na máxima e recuar 0,38 por cento na mínima. O giro financeiro somou 6,96 bilhões de reais.

A recuperação das ações de empresas do setor de educação também ficou entre os destaques positivos do índice.

O cenário externo deu um tom favorável aos negócios, com Wall Street subindo após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dizer que faria um anúncio "fenomenal" sobre impostos nas próximas semanas. [O/R]

Do quadro político local, a nomeação de Moreira Franco para o Ministério da Secretaria-Geral da Presidência foi novamente suspensa por decisão liminar. A eleição do senador Edison Lobão (PMDB-MA) para presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado também foi citada por operadores como negativa, uma vez que ele é alvo de investigações ligadas à Lava Jato.

Destaques

- SUZANO PAPEL E CELULOSE subiu 3,82 por cento, liderando os ganhos do Ibovespa, após a empresa divulgar balanço mostrando desempenho operacional "sólido" no quarto trimestre, segundo analistas do Credit Suisse.

- ESTÁCIO PARTICIPAÇÕES avançou 2,83 por cento enquanto KROTON subiu 2,79 por cento, recuperando-se de parte das perdas recentes, em meio a preocupações sobre o avanço da fusão e após mudanças no Fies. Em quatro sessões, Estácio recuou 11,5 por cento Kroton e caiu 8,7 por cento.

- EMBRAER subiu 1,77 por cento, após forte queda na véspera.

- ITAÚ UNIBANCO ganhou 0,45 por cento, renovando pela terceira sessão o maior fechamento, após resultados trimestrais e declarações dos executivos do banco. No setor, SANTANDER subiu 2,13 por cento.

- PETROBRAS PN recuou 0,33 por cento e PETROBRAS ON caiu 0,87 por cento, na contramão dos preços do petróleo no exterior, que subiram apoiados por uma inesperada queda nos estoques de gasolina dos Estados Unidos. [O/R]

- VALE PNA subiu 0,34 por cento e VALE ON avançou 1,6 por cento, em dia de alta do minério de ferro na China.

- COPEL caiu 1,28 por cento, após informar que a venda de eletricidade no mercado cativo de sua unidade de distribuição caiu 7,1 por cento em 2016. O pregão foi negativo para empresas do setor de energia, com a ELETROBRAS caindo 2,75 por cento.

- BANRISUL, que não está no Ibovespa, subiu 6,2 por cento, liderando as altas do índice de small caps, após divulgar resultado trimestral e estimativas para 2017.

Acompanhe tudo sobre:B3suzano

Mais de Mercados

Por que a China não deveria estimular a economia, segundo Gavekal

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3

Raízen conversa com Petrobras sobre JV de etanol, diz Reuters; ação sobe 6%

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol