Invest

Ibovespa sobe mais de 2% e ronda os 170 mil pontos; dólar cai para R$ 5,32

Mercado acompanha discurso de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, em Davos

Ibovespa: Índice da B3 se descola do exterior (Germano Lüders/Exame)

Ibovespa: Índice da B3 se descola do exterior (Germano Lüders/Exame)

Rebecca Crepaldi
Rebecca Crepaldi

Repórter de finanças

Publicado em 21 de janeiro de 2026 às 12h07.

Última atualização em 21 de janeiro de 2026 às 12h07.

O Ibovespa acentua ganhos no final da manhã desta quarta-feira, 21, e se aproxima da marca dos 170 mil pontos. Ao meio dia (horário de Brasília), o índice avançava 2,07%, aos 169.676 pontos.

O clima de aversão a ativos americanos diminuiu hoje após o discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no terceiro dia do Fórum de Davos, na Suíça. Trump não abandonou a ideia de anexar a Groenlândia, mas descartou o uso de forças armadas, o que trouxe um certo alívio aos investidores.

As bolsas em Nova York abriram em alta, após virem em baixa no pré-mercado, impulsionadas pelo otimismo de momento com as falas de Trump. Dow Jones subia 0,71%, enquanto S&P 500 e Nasdaq avançavam 0,77% e 0,73%, respectivamente.

Por que a bolsa sobe tanto?

Segundo especialistas, não há nenhum driver que faz a bolsa bater máximas.

"Não é que o cenário geopolítico ficou tranquilo, não é que Trump desistiu da Groenlândia ou chegou a um acordo com a China, é mais do mesmo”, diz Enrico Cozzolino, CEO da CZZ Capital.

Ele enfatiza, no entanto, que a bolsa está barata. O múltiplo do Ibovespa está abaixo da média histórica, o que atrai investidores pelo potencial de valorização. A expectativa de corte de taxa de juros também é um dos motivos que impulsiona a bolsa.

“O ano começou quente, os investidores estão comprando Brasil, blue chips, olhando o desconto de tela”, complementa Cozzolino.

É justamente as blue chips que aquecem a bolsa hoje. Vale (VALE3) subia, 1,8%, enquanto Itaú (ITUB4) avançava 2,4% e Petrobras (PETR4) valorizava 1,8% .

"A valorização das commodities tem equilibrado o índice mesmo diante de um cenário externo mais cauteloso, e o fluxo segue forte em ativos com receita atrelada a exportações de recursos naturais", pontua Sidney Lima, analista da Ouro Preto Investimentos.

Acompanhe tudo sobre:IbovespaB3bolsas-de-valores

Mais de Invest

Bessent diz que saída europeia de títulos dos EUA é irrelevante

Trump afastou investidores do dólar, dizem economistas em Davos

Berkshire sinaliza possível venda de ações da Kraft Heinz; ações caem 5%

Banco Central decreta liquidação da Will Bank, controlada pelo Master