Exame Logo

Ibovespa sobe com PIB acima do esperado e falas de Campos Neto

Investidores também repercutiram dados dos EUA, que devem balizar as próximas decisões do Fed, e acompanharam o cenário interno

Painel de cotações: Ibovespa fechou em alta nesta terça-feira, 5 (Germano Lüders/Exame)
Janize Colaço

Repórter de Invest

Publicado em 5 de dezembro de 2023 às 10h32.

Última atualização em 5 de dezembro de 2023 às 18h38.

Após uma sessão marcada pela cautela na véspera, o Ibovespa hoje fechou com alta. Nesta terça-feira, 5, investidores repercutiram dados que foram divulgados ao longo do dia — sobretudo os vindos dos Estados Unidos. Junto a isso, por aqui, o radar corporativo acompanha a discussão do projeto de privatização da Sabesp (SBSP3), além de possíveis novidades anunciadas pela Vale (VALE3) em seu Investor Day.

Já no início do dia, o IBGE publicou os números do Produto Interno Bruto (PIB) referentes ao terceiro trimestre. Ficando acima do consenso, o indicador apresentou uma alta de 0,1% na comparação trimestral e de 2% em relação ao mesmo período do ano passado . O mercado projetava uma queda de 0,2% em relação aos três meses anteriores, com alta anual de 1,9%.

Veja também

Na visão de Gustavo Cruz, estrategista-chefe da RB Investimentos, a surpresa positiva do PIB brasileiro deve fazer com que haja uma nova onda de projeções econômicas. “Houve algumas revisões anteriores, com o segundo trimestre sendo revisto para cima e o primeiro para baixo. De qualquer forma, [os dados de hoje] mostram ainda uma resiliência do setor de serviços — mesmo que a pesquisa de serviço mensal do IBGE tenha trazido outro mês um pouco mais fraco .”

Ibovespa hoje

IBOV: +0,08%, aos 126.903 pontos.

Ainda por aqui, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reiterou que vê o ritmo de queda da Selic como apropriado e que esta é a sinalização para as próximas duas reuniões. “O Banco Central tem adotado postura prudente e entendemos que seguir o ritmo de queda de 0,5 pp é adequado. Entendemos que a batalha da desinflação não está ganha e precisamos perseverar”, disse.

Outros dados que fizeram preço no índice Bovespa — e nas demais ao redor do mundo — são advindos dos EUA. Durante a manhã, foram divulgados os Índices de Gerente de Compras (PMIs, na sigla em inglês) de novembro. O indicador composto ficou estável em 50,7 pontos, enquanto o PMI de serviços saiu de 50,6 em outubro para 50,8 no último mês.

Junto ao PMI, as atenções ficam com os números de oferta de empregos JOLTs. Em outubro, a abertura de postos de trabalho nos EUA caiu para 8,7 milhões ante 9,553 milhões em setembro. O consenso para o JOLTs era de uma oferta de 9,3 milhões de vagas. A leitura representa um recuo de 0,3% na comparação mensal e de 1,1% na anual.

Junto de outros indicadores que serão divulgados ao longo da semana, esses dados devem balizar a próxima decisão do Federal Reserve (Fed, banco central americano). E a expectativa é de que o órgão não eleve a taxa de juros tão cedo, já que, até o momento, os indicadores estão demonstrando que a atividade econômica do país pode estar efetivamente perdendo força, visto a menor demanda de empregadores e maior oferta de mão de obra.

O que também afetou as bolsas mundiais nesta terça foi a revisão da nota de crédito do governo da China pela Moody's. A agência de rating cortou a perspectiva para o país de  "estável" para "negativa". Para Marcio Riauba, gerente da Mesa de Operações da StoneX, a mudança deve pesar para uma maior aversão ao risco. “A agência alegou que o uso de estímulos fiscais e também a interminável crise imobiliária representam riscos para a economia do país. Isso acaba pesando nos emergentes, com os emergentes [ índice MSCI Emerging Markets ] ficando negativo em 0,21% durante a manhã.”

No radar corporativo, a Vale (VALE3) realizou nesta terça-feira o seu Investor Day. Antes da abertura do mercado, a mineradora divulgou a previsão de produção de minério de ferro entre 310 e 320 milhões de toneladas em 2024 . Ainda assim, os papéis VALE3 fecharam com queda de 0,93%, acompanhando a cotação da matéria-prima, que na bolsa de Dalian, na China, caiu 0,36%. Outra blue chip a acompanhar a queda da sua commodity foi a Petrobras (PETR4), que recuou 0,46%, junto com o barril do Brent que teve baixa de 1,06%. Os papéis PETR3 também caíram 0,74%.

Entre as maiores altas do dia, destaque para as companhias sensíveis aos juros e que são mais impactadas com os movimentos macroeconômicos. “O setor varejista pode ter se beneficiado da perspectiva de aumento do consumo, especialmente com dados econômicos positivos do PIB. O Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) está se destacando nesse cenário”, diz Vinicius Moura, economista e sócio da Matriz Capital. Outro fator que favoreceu a companhia foram os rumores de uma proposta “na mesa do alto escalão” — fato que não foi confirmado pela companhia.

Entre as quedas do Ibovespa hoje, destaque para a BRF (BRFS3) que passou a maior parte do pregão na lanterna — e fechou como a terceira maior desvalorização do dia. “Empresas do setor de alimentos podem ser afetadas por custos de produção, variações no mercado de commodities ou outras questões operacionais. Outra queda é de MRFG3 (Marfrig). Setores de processamento de carne também podem ser impactados por custos de produção, flutuações nos preços das commodities e desafios operacionais”, diz Moura.

Por fim, será retomada hoje a discussão na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) do projeto de lei que autoriza o governo Tarcísio de Freitas a privatizar a Sabesp (SPBSP3) . No último dia 22 de novembro, o projeto foi aprovado nas comissões por 27 votos favoráveis e oito contrários. A expectativa é de que a votação da desestatização da companhia paulista aconteça a partir de amanhã, 6.

Dólar hoje

O dólar fechou em queda nesta terça-feira. A moeda americana caiu 0,45%, a R$ 4,926. Na segunda, o dólar fechou em alta de 1,39%, cotado a R$ 4,949.

Maiores altas do Ibovespa

Maiores quedas do Ibovespa

Como é calculado o índice Bovespa?

Principal índice de ações da bolsa brasileira, a B3, o Ibovespa é calculado em tempo real , baseado na média do desempenho dessa carteira teórica de ativos, cada uma com seu peso na composição do índice.

Funcionando como um termômetro do desempenho consolidado das principais ações para o mercado, cada ponto do Ibovespa equivale a 1 real. Por isso, se o IBOV está em 100.000 pontos, isso quer dizer que o preço da carteira teórica das ações mais negociadas é de 100.000 reais.

Que horas abre e fecha a bolsa de valores?

O horário de negociação na B3 vai das 10h às 18h . A pré-abertura ocorre entre 9h45 e 10h, enquanto o after-market ocorre entre 18h25 e 18h45. Já as negociações com o Ibovespa futuro ocorrem entre 9h e 17h55.

Confira as últimas notícias de Invest:

Acompanhe tudo sobre:IbovespaAçõesbolsas-de-valores

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame