Mercados

Ibovespa abre em alta com feriado nos EUA

Feriado reforçou ainda mais o foco das atenções na pauta eleitoral


	Bovespa: às 10h11, o Ibovespa subia 1,33%, a 62.100 pontos
 (Germano Lüders/EXAME.com)

Bovespa: às 10h11, o Ibovespa subia 1,33%, a 62.100 pontos (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de setembro de 2014 às 11h46.

São Paulo - A bolsa brasileira registrava ganhos na manhã desta segunda-feira, com ações estatais puxando o Ibovespa para acima dos 62 mil pontos pela primeira vez desde janeiro de 2013, em meio a apostas relacionadas ao cenário eleitoral. A ausência de negócios em Wall Street em razão do feriado do Dia do Trabalho nos Estados Unidos tende a reduzir o volume de negócios no pregão local.

Às 11h27, o Ibovespa avançava 1,16 por cento, a 62.000 pontos. O volume financeiro alcançava 1,7 bilhão de reais.

"No início do rali, ninguém acreditava muito em vitória da oposição... mas, com a volta da Marina (Silva) à corrida presidencial, tudo mudou e o que era para ser uma festa curta virou uma festa longa e afastou ainda mais a bolsa do fundamento", disse o analista de renda variável da São Paulo Investments, Fábio Lemos.

"Enquanto o cenário externo permitir, a Bovespa será essa festa em papéis que têm pouca razão para se valorizar - como Eletrobras, que está em uma situação muito complicada que vai demorar muito anos para se regularizar", completou.

Na sexta-feira à noite, pesquisa Datafolha mostrou a candidata do PSB à presidência, Marina Silva, empatada em primeiro lugar com Dilma Rousseff (PT). Também são aguardados novos levantamentos sobre a corrida presidencial nos próximos dias, com novas pesquisas Datafolha e Ibope já registradas no Tribunal Superior Eleitoral e com divulgações previstas a partir de quarta-feira.

Nesta segunda-feira, estarão sob os holofotes novo debate entre os candidatos no SBT, além de entrevista de Marina Silva ao Jornal da Globo.

Ações de estatais valorizavam-se fortemente, com destaque para os papéis da Petrobras e da Eletrobras . Banco do Brasil também aparecia entre as maiores altas do índice.

Ainda vale destacar o ganho de Cosan, papel que também tem reagido à dinâmica eleitoral, particularmente ao avanço de Marina Silva nas pesquisas, por causa do destaque ao etanol em seus discursos e em seu programa de governo.

O Ibovespa começa setembro com carteira nova que irá vigorar até 2 de janeiro, sem as ações da mineradora MMX e da incorporadora Brookfield, mas incluindo a fabricante de carrocerias de ônibus Marcopolo. Do noticiário corporativo, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a revisão extraordinária das tarifas básicas de pedágio dos contratos de concessão de uma série de rodovias, exploradas por concessionárias de empresas como CCR , Arteris e BRVias.

Atualizado às 11h46

Acompanhe tudo sobre:IbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Balanço da Nvidia, novo CEO da Ambev, Caged e sucessão da presidência do BC: o que move o mercado

Barômetro para gastos com IA, como o balanço da Nvidia mexe com o mercado?

Nvidia divulga resultado sob expectativa de um novo crescimento de três dígitos

No pré-mercado dos EUA, expectativa é pelo balanço da Nvidia; veja mais destaques

Mais na Exame