Hermes Pardini: a esperança da vez
Começa a semana e as esperanças de um IPO bem-sucedido que inicie uma nova leva de ouro na bolsa se renovam. O candidato da vez é o laboratório Hermes Pardini que deve apertar a campainha do pregão na terça-feira. A companhia teve o preço de suas ações fixados em 19 reais, acima do piso da […]
Da Redação
Publicado em 10 de fevereiro de 2017 às 19h51.
Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h43.
Começa a semana e as esperanças de um IPO bem-sucedido que inicie uma nova leva de ouro na bolsa se renovam. O candidato da vez é o laboratório Hermes Pardini que deve apertar a campainha do pregão na terça-feira. A companhia teve o preço de suas ações fixados em 19 reais, acima do piso da faixa indicativa, de 17,5 reais. Com isso, a companhia movimentou 877,7 milhões de reais, entre os lotes iniciais e suplementares de ações.
Para analistas ouvidos por EXAME Hoje, após várias tentativas fracassadas de outras companhias, a abertura de capital da Hermes tem tudo pra sair bem. “A empresa tem uma boa operação, alavancagem baixa e o preço pedido nos papéis é justo”, afirma um analista.
Com investidores empolgados com o setor de saúde, a demanda por papéis da companhia teve um volume de cerca de três vezes o número de ações oferecidas. Com essa demanda, as chances da história do IPO da concorrente Alliar se repetir são baixas. Desde sua oferta de ações no fim de outubro, os papéis da Alliar já caíram 32,6%.
Parte dos ganhos da Hermes servirá para expandir as operações da companhia. Focada em processar análises clínicas para laboratórios menores, a empresa tem 109 unidades e deve faturar 1 bilhão de reais este ano.
Apesar do sucesso da Hermes, a semana também traz a lembrança de um IPO fracassado. A locadora de veículos Unidas, que também deveria estrear na bolsa nesta terça-feira, cancelou seu IPO por não haver demanda suficiente para as ações. A concorrência com a Movida, que ofertou suas ações na última semana, e a recusa dos sócios de reduzir o preço minou a terceira tentativa da empresa de chegar à bolsa. Tudo pode até ir bem para a Hermes – se isso será suficiente para chegarmos a 17 aberturas de capital este ano, como é a previsão de Edemir Pinto, presidente da BM&F Bovespa, é muito cedo para dizer.