Mercados

Finkelsztain no comando; Oi sobe 22%…

Bolsa estável, dólar sobe O Ibovespa fechou perto da estabilidade, com alta de apenas 0,01% nesta quinta-feira. Os papéis do setor de siderurgia e mineração voltaram a figurar entre as maiores perdas após a queda do preço do minério de ferro. As ações preferenciais da Metalúrgica Gerdau caíram 3,5%; e as da Gerdau, 2,3%. Já […]

OI: companhia disparou com detalhes sobre o plano de recuperação judicial / Sergio Moraes/Reuters

OI: companhia disparou com detalhes sobre o plano de recuperação judicial / Sergio Moraes/Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 23 de março de 2017 às 18h51.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h02.

Bolsa estável, dólar sobe

O Ibovespa fechou perto da estabilidade, com alta de apenas 0,01% nesta quinta-feira. Os papéis do setor de siderurgia e mineração voltaram a figurar entre as maiores perdas após a queda do preço do minério de ferro. As ações preferenciais da Metalúrgica Gerdau caíram 3,5%; e as da Gerdau, 2,3%. Já o dólar subiu 1,34% — maior alta em duas semanas —, chegando a 3,13 reais. Segundo analistas, o real teve o desempenho mais fraco na comparação com 33 moedas em meio ao medo de que o governo precise fazer mais concessões para obter a aprovação da reforma da Previdência.

_

Oi dispara

As ações preferenciais da companhia telefônica Oi dispararam 22%, e as ordinárias, 15,9%, com novidades sobre o plano de recuperação judicial da empresa. Pelo acordo, os acionistas aceitaram dar imediatamente 25% das ações aos credores como forma de abater a dívida. A Oi também divulgou o balanço do quarto trimestre, com um prejuízo de 3,3 bilhões de reais — queda de 30% em relação aos três últimos meses de 2016. No ano, a Oi apresentou prejuízo de 7,1 bilhões de reais. Em teleconferência nesta quinta-feira, o presidente da companhia, Marco Schroeder, afirmou que a expectativa é resolver a questão da recuperação judicial neste ano, com uma possível aprovação do plano em assembleia de credores no segundo trimestre ou no início do terceiro trimestre.

_

Finkelsztain no comando

A BM&FBovespa e a Cetip informaram que Gilson Finkelsztain (atual presidente da Cetip) assumirá o cargo de diretor presidente da companhia resultante da fusão entre as duas empresas a partir de 1º de maio de 2017. O anúncio ocorre após a combinação dos negócios ter sido aprovado pela CVM e pelo Cade. Até 30 de abril, a companhia fruto da fusão terá Edemir Pinto como diretor presidente, e Finkelsztain atuará como diretor executivo da integração. A diretoria executiva ainda contará com Cícero Augusto Vieira Neto como diretor de Operações, Clearing e Depositária; Daniel Sonder como diretor Financeiro, Corporativo e de Relações com Investidores; José Ribeiro de Andrade como diretor de Produtos e Clientes; Roberto Dagnoni como diretor da Unidade de Financiamentos; Rodrigo Antonio Nardoni Gonçalves como diretor de Tecnologia e Segurança da Informação; e Luís Otávio Saliba Furtado como co-diretor Executivo de Tecnologia e Segurança da Informação.

_

Alliar compra Multiscan

A companhia de medicina diagnóstica Alliar anunciou a compra da Multiscan Imagem e Diagnóstico por 92 milhões de reais. A companhia é líder em diagnósticos por imagem no Espírito Santo e conta com quatro unidades e oito ressonâncias magnéticas. Segundo o comunicado, 6 milhões de reais serão pagos com ações da Alliar atualmente em tesouraria e 86 milhões de reais em dinheiro, sendo 50% na data do fechamento da operação, 25% em 12 meses e 25% em cinco anos. “Com a aquisição, a Alliar passará a ser o maior centro de diagnósticos do Espírito Santo, consolidando sua posição de liderança em diagnósticos por imagem e constituindo sólida plataforma para expansão em análises clínicas”, diz a empresa. As ações da Alliar subiram 7,6% nesta quinta-feira.

_

Terminais portuários vendidos

O Consórcio Porto Santarém, formado pela Petróleo Sabbá e Petrobras Distribuidora, foi o grande vencedor do leilão de duas áreas no porto organizado de Santarém. Os dois terminais de combustíveis renderam ao governo outorga total de 68,2 milhões de reais, valor pouco mais de três vezes superior ao mínimo estipulado. As empresas terão de investir ainda outros 30 milhões em obras e compras de equipamentos. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, responsável pelo PPI, afirmou que o leilão superou as expectativas. Ele lembrou que a estimativa é a geração de 1.000 novos empregos diretos e indiretos no período de investimentos.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mercados

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Bolsa brasileira comunica que não foi afetada por apagão global de tecnologia

Ibovespa tem leve alta após governo anunciar R$ 15 bi de corte de gastos; dólar cai

Netflix supera expectativa e registra 277 milhões de assinaturas pelo mundo

Mais na Exame