Mercados

Feriado nos EUA reduz giro, mas Ibovespa sobe

Bolsa paulista trabalhava no azul, com investidores no aguardo do anúncio oficial da nova equipe econômica


	Bovespa: às 11h16, o Ibovespa subia 0,9 por cento, a 55.595 pontos
 (Paulo Fridman/Bloomberg)

Bovespa: às 11h16, o Ibovespa subia 0,9 por cento, a 55.595 pontos (Paulo Fridman/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de novembro de 2014 às 10h42.

São Paulo - A bolsa paulista trabalhava no azul, com investidores no aguardo do anúncio oficial da nova equipe econômica nesta quinta-feira, em sessão que promete volume razoavelmente menor pela ausência de Wall Street por feriado nos Estados Unidos.

Às 11h16, o Ibovespa subia 0,9 por cento, a 55.595 pontos. O giro financeiro no pregão estava em 371 milhões de reais, com operadores projetando menos de 3 bilhões de reais para o final do dia. A média do ano supera 7 bilhões.

O governo federal deve confirmar Joaquim Levy no Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa na pasta do Planejamento e a permanência de Alexandre Tombini à frente do Banco Central. Uma coletiva à imprensa é aguardada para a parte da tarde.

Havia também expectativa de anúncio de medidas para a economia já com a apresentação oficial dos novos nomes, mas o adiamento da votação que o altera o cálculo da meta de superávit primário no Congresso na véspera esfriou tal perspectiva.

Para o analista Marco Aurélio Barbosa, da CM Capital Markets, contudo, agora é questão de tempo para que a nova equipe comece a trabalhar e as medidas sejam anunciadas.

"O importante é que grande parte do mercado financeiro e dos empresários têm se mostrado otimistas com a guinada que o governo deu no sentido de uma política econômica mais ortodoxa", afirmou, em nota a clientes.

Desde que a mídia cravou o nome de Levy como ministro da Fazenda em substituição a Guido Mantega, na tarde da última sexta-feira, o Ibovespa valorizou-se mais de 3 por cento até o fechamento da véspera.

As ações da estatal do petróleo Petrobras, que têm refletido apostas otimistas do mercado com a nova equipe econômica, valorizavam-se 1,42 por cento no caso das preferenciais e 1,88 por cento as ordinárias. Os papéis da mineradora Vale , que pressionaram o Ibovespa na véspera, retomavam a alta, assim como ações do setor siderúrgico, que também sofreram na quarta-feira, colaborando com os ganhos no pregão.

Na China, os contratos futuros de minério de ferro subiram para seu limite diário de ganhos nesta quinta-feira, puxando também os preços à vista, embora operadores tenham dito que se tratou de uma recuperação técnica. Do noticiário corporativo, a operadora de telecomunicações Oi subia 0,71 por cento após informar na véspera que "até o momento" não recebeu proposta adicional às ofertas já apresentadas pelos ativos da Portugal Telecom.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Azul renegocia com credores estruturação da dívida; ação cai 19%

"Ainda há muito espaço para valorização", diz executivo da Nvidia após anúncio de recompra de ações

Ibovespa opera em queda de olho em Galípolo e balanço de Nvidia; dólar dispara a R$ 5,64

BYD tem lucro líquido 32,8% maior no trimestre, mas cenário de sobretaxas preocupa

Mais na Exame