Exame Logo

Estrangeiros foram os responsáveis pelo rali da bolsa

Em meio ao otimismo global, investidores locais aproveitam para realizar lucros

Mercado: na última semana, compras de estrangeiros superaram em mais de 3 bilhões de reais as vendas (Chuanchai Pundej / EyeEm/Getty Images)
GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 9 de junho de 2020 às 16h52.

Última atualização em 9 de junho de 2020 às 17h33.

O Ibovespa, principal índice de ações da bolsa brasileira, subiu 8,28% na última semana, com a melhora da perspectiva global sobre a recuperação econômica. Neste mesmo período, os estrangeiros movimentaram 74,466 bilhões de reais em compras de ações, enquanto fizeram vendas equivalentes a 71,327 bilhões de reais. O saldo comprador de 3,139 bilhões de reais foi superior a qualquer outra classe de investidores, de acordo com dados da B3.

A volta de capital externo também teve reflexos no preço do dólar, que caiu 6,6% na última semana e encerrou o pregão de sexta-feira, 5, pela primeira vez desde março abaixo dos 5 reais. Ainda assim, no ano, o saldo dos estrangeiros na bolsa é negativo em 61,560 bilhões de reais.

Veja também

EXAME Research — 30 dias grátis da melhor análise de investimentos

Por outro lado, os investidores locais foram responsáveis pelo maior saldo vendedor da última semana. A classe dos institucionais foi a que mais aproveitou para realizar lucros, com as vendas superando em cerca de 5,6% as compras, resultando em um saldo vendedor de 2,269 bilhões de reais.

Quem também aproveitou o momento para se desfazer de alguns ativos foram os investidores individuais, que movimentaram com vendas 820 milhões de reais a mais do que com compras.

Em meio ao rali, os investidores individuais superaram os institucionais em volume de negociação, encerrando a semana com participação de 25,7% ante 25,4%. No acumulado do ano, os institucionais representaram 30,1% da participação da bolsa, enquanto os individuais, 19%.

Acompanhe tudo sobre:AçõesIbovespaMercado financeiro

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame