Mercados

Especuladores elevam prêmios do café robusta no Vietnã

Frtes chuvas atingiram as plantações do país durante a colheita


	Café: grãos do Vietnã têm estado extraordinariamente caros, mesmo em meio à época de colheita e apesar do país ter enormes estoques antigos
 (Fernando Moraes/VEJA SÃO PAULO)

Café: grãos do Vietnã têm estado extraordinariamente caros, mesmo em meio à época de colheita e apesar do país ter enormes estoques antigos (Fernando Moraes/VEJA SÃO PAULO)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2013 às 13h25.

Singapura - Especuladores elevaram os prêmios do café robusta vietnamita após fortes chuvas atingirem as plantações do país durante a colheita, enquanto uma alta nos futuros de Londres reduziu o valor dos grãos da Indonésia, disseram operadores nesta sexta-feira.

Os grãos do Vietnã têm estado extraordinariamente caros, mesmo em meio à época de colheita e apesar do país ter enormes estoques antigos, em parte devido a alguns especuladores e produtores terem interrompido o fornecimento da commodity para esperar por maiores altas nos preços globais. Os grãos indonésios estão a prêmios muito mais elevados.

A variedade do café vietnamita grau 2,5 por cento de grãos pretos e quebrados estava cotada na máxima de 20 dólares de prêmios ante o contrato janeiro de Londres, alta ante a faixa de 0 a 10 dólares na semana passada, sem que tenha havido relatos de negócios.

Em novembro de 2012, a variedade estava com descontos de até 70 dólares.

"Está chovendo agora em Daklak e, claro, a colheita está um pouco atrasada", disse um operador de uma trading internacional no Vietnã, referindo-se à principal província produtora do país.

"Os grãos não estão tão baratos. Mas também é uma combinação de especulação e agricultores retendo seu café para ver se o mercado pode subir mais." (Reportagem de Lewa Pardomuan)

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaVietnãGrãosCaféCommodities

Mais de Mercados

A visão apocalíptica do mercado sobre empresas de software na era da IA

O inverno chegou para as criptomoedas? Para analistas, tudo indica que sim

Fôlego de última hora não poupou Nvidia de pior semana do ano na bolsa

Lembra dela? DeepSeek derrubou mercados há um ano — como está a empresa hoje?