Mercados

E se o euro ruir, como ficariam as moedas de cada país?

Nomura avalia o efeito sobre os membros da zona do euro; só Alemanha ganharia

Moeda de um euro grego (Vladimir Rys/Getty Images)

Moeda de um euro grego (Vladimir Rys/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de dezembro de 2011 às 15h59.

São Paulo – A zona do euro enfrenta o que pode ser a semana mais decisiva da sua breve história. Um encontro de dois dias tem inicio hoje com a participação dos 27 países da União Europeia. A ideia é criar um novo tratado do bloco com o objetivo de conter o endividamento dos governos ao criar sanções automáticas acionadas quando certos limites forem estourados.

Mas há um risco de que a reunião, como as anteriores, não consiga animar os mercados e nem as apostas de que o euro está perto do fim. "A situação é grave, o euro pode explodir", advertiu nesta quinta-feira o ministro francês Assuntos Europeus, Jean Leonetti. "A Europa pode desabar, o que seria uma catástrofe”, disse Leonetti.

“O risco de uma quebra da zona do euro cresceu nos últimos meses. Como resultado, os investidores com ativos e obrigações a receber em euros estão enfrentando o risco de uma renegociação nos contratos para moedas nacionais”, explica Jens Nordvig, dá área de pesquisa de renda fixa do banco Nomura.

Nordvig calculou o efeito do retorno das moedas de alguns países da zona do euro. A única que veria uma apreciação da moeda seria a Alemanha, com o seu forte marco. A Grécia presenciaria uma desvalorização de aproximadamente 50% no antigo dracma. Confira abaixo um gráfico com o resultado obtido pelo banco:

Acompanhe tudo sobre:EuropaCâmbioMoedasUnião EuropeiaEuro

Mais de Mercados

A queda da Barbie? Ações da Mattel despencam 24% após fraco desempenho no fim de ano

Domino’s nomeia um veterano do McDonald’s como seu novo CEO

País não sobrevive se metade das pessoas recebe cheque do governo, diz Stuhlberger

Produção da Petrobras cresce 19% no 4º trimestre, puxada pelo pré-aal