Mercados

É o melhor momento para começar a comprar ações, diz banco

Santander acredita que há uma relação entre rupturas políticas e o nível de atividade econômica do país, o que influencia a Bolsa


	Tela de cotações na Bovespa: banco vê espaço para novas altas da Bolsa
 (Alexandre Battibugli/EXAME.com)

Tela de cotações na Bovespa: banco vê espaço para novas altas da Bolsa (Alexandre Battibugli/EXAME.com)

Anderson Figo

Anderson Figo

Publicado em 13 de maio de 2016 às 07h00.

São Paulo - De olho no cenário macroeconômico e nas perspectivas para o governo do presidente interino Michel Temer, o Santander acredita que este é o melhor momento para começar a comprar ações. 

Em relatório publicado no último dia 4, o banco analisou o comportamento do Ibovespa em dólares nos anos subsequentes às últimas rupturas políticas no Brasil.

O resultado, segundo o Santander, é que há uma relação entre rupturas políticas e o nível de atividade econômica do país, o que influencia a Bolsa.

"As últimas quatro rupturas políticas ocorreram em um ambiente de significativa contração do PIB. Mais do que isso: as rupturas políticas levaram a uma significativa melhora do nível de atividade nos anos subsequentes", disseram os analistas Leonardo Milane e Ricardo Peretti.

"Se a Bolsa nada mais é do que um reflexo da saúde da economia real, faz sentido observar o expressivo movimento de alta do Ibovespa [após as rupturas políticas]", afirmaram.

De acordo com os analistas, as expectativas econômicas em deterioração nos anos que precederam as rupturas políticas motivaram a forte queda da Bolsa e, uma vez que as expectativas em relação ao futuro melhoraram, os investidores voltaram a comprar ações.

Para o banco, o momento atual é similar e assim que os dados econômicos começarem a mostrar uma melhora da economia brasileira, serão automaticamente incorporados no nível de preço das ações. 

"Se esperarmos a economia melhorar para comprar, já não pagaremos mais tão barato quanto os níveis atuais sugerem. (...) Considerando que a economia brasileira irá atingir em 2016 o seu pior momento dos últimos anos, é exatamente agora o melhor momento possível para começar a comprar Bolsa", disseram.

Acompanhe tudo sobre:AçõesBancoseconomia-brasileiraEmpresasEmpresas abertasEmpresas espanholasIndicadores econômicosPIBSantander

Mais de Mercados

A hora do crédito: patrimônio em FIDCs supera pela primeira vez o de fundos de ações

Ações da Azul e da Gol têm alta com fusão mais próxima de sair do papel

Ibovespa perde força, fecha em alta de 0,13% e fica abaixo dos 120 mil pontos

Com China desacelerando, Volkswagen vendeu menos carros do que o esperado em 2024