Invest

Dólar reduz queda após pressão dos rendimentos de títulos nos EUA

Valorização do real era esperada pelo mercado após aumento da taxa Selic; movimento é ofuscado pelo cenário no exterior

Atratividade da taxa de juros brasileira melhora com aumento da Selic (Ricardo Moraes/Reuters)

Atratividade da taxa de juros brasileira melhora com aumento da Selic (Ricardo Moraes/Reuters)

BQ

Beatriz Quesada

Publicado em 18 de março de 2021 às 09h23.

Última atualização em 18 de março de 2021 às 10h16.

O dólar abriu a sessão em forte queda contra o real, recuando 1,75% e sendo negociado a abaixo da marca de 5,5 reais. O movimento, porém, perdeu força com a alta dos treasuries americanos, que fortaleceu o dólar frente às demais moedas. O índice DYX, que mede o desempenho da moeda americana em relação a uma cesta de divisas de países desenvolvidos, avança 0,35% nesta manhã.

O fortalecimento da divisa americana no mundo repercute a alta no rendimento dos títulos de 10 anos nos Estados Unidos usados como termômetro pelos investidores para medir as expectativas de inflação no país. O rendimento dos treasuries subiu para 1,74% na manhã desta quinta-feira, apesar da garantia do Fed de que a política monetária não será alterada em breve. 

Mais cedo, a forte queda do dólar era sustentada pela elevação da taxa Selic. Na véspera, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, surpreendeu o mercado e subiu a taxa básica de juros da economia para 2,75% ao ano.

Com a decisão, a atratividade da taxa de juros brasileira melhora especialmente depois de o Federal Reserve, o banco central americano, ter reforçado nesta quarta-feira que deve manter os juros dos Estados Unidos perto de zero até 2023.

Neste pregão, o BC fará ainda um leilão de swap tradicional para rolagem de até 16 mil contratos com vencimento em dezembro de 2021 e abril de 2022.

Acompanhe tudo sobre:Dólar

Mais de Invest

Empresa de telemedicina desiste de versão alternativa do Wegovy nos EUA

Como declara investimento em ações no Imposto de Renda 2026

Pix fora do ar? Forma de pagamento passa por instabilidades neste sábado, 7

A visão apocalíptica do mercado sobre empresas de software na era da IA