Exame Logo

Dólar a 3,15; Caixa capitalizada…

Bolsa sobe, mas perde os 58.000 Com grande oscilação durante o dia, o Ibovespa fechou em alta de 0,12%. Na semana, a alta foi de 0,62%, puxada pela melhora no cenário político após a aprovação da continuidade do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, na comissão no Senado. O índice chegou perto dos 58.000 pontos […]

DÓLAR (Gary Cameron/Reuters)
DR

Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2016 às 18h48.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h24.

Bolsa sobe, mas perde os 58.000

Com grande oscilação durante o dia, o Ibovespa fechou em alta de 0,12%. Na semana, a alta foi de 0,62%, puxada pela melhora no cenário político após a aprovação da continuidade do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, na comissão no Senado. O índice chegou perto dos 58.000 pontos nesta sexta-feira, mas caiu novamente e fechou em 57.661. O melhor resultado foi da produtora de açúcar e álcool Cosan, que quebrou uma série de quedas, encerrando com alta de 5,4%. A companhia de energia Cemig teve a maior baixa, 3,41%, seguida pela Suzano Celulose, 3,38%.

Veja também

__

Dólar mais baixo do ano

O dólar recuou 0,8%, fechando o dia em 3,15 reais, o menor valor dos últimos 14 meses. Na semana, a queda acumulada da moeda americana foi de 2,28%, a maior desde a última semana de junho. O número é sinal de otimismo para os investidores estrangeiros, que começam a voltar ao Brasil.

__

Prejuízo e alta na Marisa

A varejista de roupas Lojas Marisa teve alta de 14,1% nas ações ordinárias após prejuízos menores do que o previsto em seu relatório trimestral. O prejuízo, 9,2% menor do que no segundo trimestre do ano passado, foi de 18,4 milhões de reais. A receita da companhia aumentou 1,8% na mesma base de comparação, chegando a 624,1 milhões de reais. Há um trabalho de queimar estoques antigos na companhia. Só no segundo trimestre de 2016 a queda de estoque foi de 30,7%.

__

Novos horizontes da Ser

O grupo educacional Ser teve um lucro de 63,7 milhões de reais no segundo trimestre deste ano, um valor 30,1% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. As vendas cresceram 6% na mesma comparação e fecharam o trimestre em 289,6 milhões. As ações ordinárias da companhia fecharam o dia com alta de 3,46%. No mês passado, a Ser perdeu a disputa pela compra da educacional Estácio para a Kroton e agora aposta na expansão. No primeiro semestre, a Ser abriu seis unidades presenciais e planeja outras 19 para os próximos dois anos.

__

Recessão mais branda?

Segundo o Banco Central, a trajetória recessiva da economia, que vem desde 2014, teve “relativa moderação” entre os meses de março e maio. Para o BC, isso é resultado da melhora da confiança de empresários e consumidores, favorecidos pelos efeitos positivos dos ajustes econômicos realizados pelo governo interino. No entanto, o índice de atividade econômica do Banco Central (IBC-Br) recuou 1% no mesmo período em comparação com os três meses anteriores. Segundo o relatório, a retração é “significativamente inferior” à registrada em outros períodos.

__

Caixa reforçada

A Caixa Econômica recebeu um aumento de 2,78 bilhões de reais no capital do banco depois de incorporar uma reserva de lucro das loterias federais. O presidente interino Michel Temer deu autorização para a incorporação, que foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira. O capital social do banco, um dos principais fatores para medir a capacidade de concessão de empréstimos, passou a ser de 24,84 bilhões de reais. O reforço permite à Caixa expandir as operações de crédito em 25 bilhões de reais.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame