Mercados

CVM reconhece pane em seu sistema, mas não esclarece

Órgão disse que problema em seu sistema de arquivamento de balanços durou 19 horas e foi resolvido às 10h de hoje

Diversas empresas não conseguiram registrar o balanço devido ao problema (Luiz Prado/Divulgação/BM&FBOVESPA)

Diversas empresas não conseguiram registrar o balanço devido ao problema (Luiz Prado/Divulgação/BM&FBOVESPA)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de fevereiro de 2012 às 14h49.

Rio de Janeiro - Após 19 horas da pane em seu sistema de arquivamento de balanços, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou nota que pouco esclarece o problema. Segundo a autarquia, após as 19h40 de ontem, os Sistemas IPE e Empresas.Net, utilizados pelas companhias para o arquivamento de informações periódicas e eventuais, sofreram um problema técnico que foi solucionado pela BM&FBovespa às 10h20 de hoje. O site da autarquia ficou sem atualizações desde cerca das 20h de ontem até as 10h de hoje.

"A CVM acompanhou o problema e levará em conta essa circunstância específica nos casos que venham a ser analisados", informa a nota, sem dar detalhes sobre o que de fato aconteceu.

O site da autarquia voltou a receber comunicados das companhias às 10h21 de hoje, após ficar cerca de 14 horas sem atualizações. Por conta do problema técnico, companhias como Vale, Gerdau, TIM Participações, Comgás e Equatorial Energia não conseguiram arquivar ontem à noite seus balanços do último trimestre de 2011 no endereço eletrônico da CVM.

A Vale optou por divulgar seu balanço na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) e, mais tarde, em seu site de Relações com Investidores. O documento só foi registrado na CVM às 11h23 de hoje. Já o balanço da Gerdau só foi arquivado às 10h38 desta quinta-feira. Os resultados de 2011 da Comgás foram publicados à imprensa, assim como os da Telefônica Brasil, que estava programado para esta manhã. Por conta da instabilidade no sistema da CVM, a Tim Participações passou sua teleconferência para apresentação dos resultados de 10h30 para às 11h de hoje.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresComputadoresCVMEmpresasEmpresas abertasservicos-financeiros

Mais de Mercados

Dólar fecha em queda de 0,84% a R$ 6,0721 com atuação do BC e pacote fiscal

Entenda como funcionam os leilões do Banco Central no mercado de câmbio

Novo Nordisk cai 20% após resultado decepcionante em teste de medicamento contra obesidade

Após vender US$ 3 bilhões, segundo leilão do Banco Central é cancelado