Mercados

China volta a assombrar blue chips na Bovespa

Dados importantes da economia chinesa serão divulgados nesta semana; mercado teme más notícias


	Yuyuan Garden, em Xangai, China: HSBC avalia que é esperada uma desaceleração na atividade depois do feriado de Ano Novo no país
 (REUTERS/Carlos Barria)

Yuyuan Garden, em Xangai, China: HSBC avalia que é esperada uma desaceleração na atividade depois do feriado de Ano Novo no país (REUTERS/Carlos Barria)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2014 às 14h54.

São Paulo - Empresas de siderurgia e metalurgia tiveram destaque de queda no Ibovespa nesta tarde. Às 14:22, a Usiminas (USIM5) tinha queda de 4,55%, valendo 11,75 reais. A Gerdau (GOAU4), de 3,87%, a 20,39 reais. A CSN (CSNA3) caia 3,44%, valendo 11,22 reais.

O Ibovespa caía 0,96% enquanto isso, a 47.610 pontos. A Vale (VALE5) tinha queda de 1,17%, a 30,30 reais.

Nesta semana, serão divulgados indicadores importantes da economia chinesa, incluindo balança comercial, exportações e importações amanhã, e os índices de preço ao consumidor (IPC) e ao produtor (PPI), na sexta-feira.

O HSBC avalia que é esperada uma desaceleração na atividade depois do feriado de Ano Novo no país (neste ano, comemorado no dia 01 de fevereiro), e que um crescimento consistente do setor depende de uma boa atividade no setor industrial e da implementação das reformas econômicas já anunciadas, segundo relatório elaborado por Carlos Nunes e Luiz Giordani.

Em janeiro, a divulgação do índice de atividade industrial dos gerentes de compras da China teve como reação forte queda das bolsas dos EUA. Na ocasião, o índice medido pelo HSBC caiu a 49,6 na leitura preliminar de janeiro, ante 50,5 em dezembro - índices abaixo de 50 apontam contração na atividade.

Em 2013, a economia chinesa cresceu, 7,7% em relação ao ano anterior e manteve, como em 2012, a menor taxa de crescimento desde 1999.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaB3bolsas-de-valoresChinaCSNEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas japonesasGerdauIndústriaMineraçãoSiderurgiaSiderurgia e metalurgiaSiderúrgicasUsiminasVale

Mais de Mercados

Ações da Usiminas (USIM5) caem 16% após balanço; entenda

"Se tentar prever a direção do mercado, vai errar mais do que acertar", diz Bahia Asset

"O dólar é o grande quebra-cabeça das políticas de Trump", diz Luis Otavio Leal, da G5 Partners

Vale (VALE3) sobe após aumento de 210% em lucro e puxa Ibovespa para cima

Mais na Exame