Mercados

BTG Pactual corta estimativas para ação da Totvs

Analistas estimam um período de margens menores para a desenvolvedora de softwares

A Totvs tem a meta ambiciosa de se tornar a 3ª maior fornecedora de softwares ERP do mundo (Germano Lüders/EXAME.com)

A Totvs tem a meta ambiciosa de se tornar a 3ª maior fornecedora de softwares ERP do mundo (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de novembro de 2011 às 09h58.

São Paulo – O banco BTG Pactual rebaixou as estimativas para a Totvs (TOTS3), mas manteve a recomendação de compra das ações, mostra um relatório publicado nesta semana. O preço-alvo por ação passou de 38 reais para 36 reais, o que sugere um potencial de valorização de aproximadamente 35% na comparação com o fechamento de ontem. No ano, os papéis da desenvolvedora de softwares para empresas têm uma queda de 11%.

“A nossa visão de longo prazo sobre a ação segue positiva. Esperamos que a Totvs continue a expandir bem nos próximos anos, se beneficiando do mercado de crescente e de uma fraca concorrência. Além disso, a Totv é um investimento bom, defensivo, o que é particularmente valioso nos voláteis mercados atuais”, explicam os analistas Carlos Sequeira, Fabio Levy e Bernardo Miranda.

O banco projeta um período de crescimento mais lento das margens operacionais em 2012. A margem Ebitda (Ebitda sobre a receita líquida) caiu 530 pontos-base no terceiro trimestre do ano na comparação com o mesmo período do ano passado, para 23,8%. A estimativa para a margem Ebitda em 2012 e 2013 foi cortada em 6% e 7%, respectivamente.

Expansão internacional

Os planos da empresa no exterior também devem ser um grande desafio a ser enfrentado. “Enquanto o modelo de negócios da Totvs tem funcionado perfeitamente no Brasil, tem se esforçado para crescer no exterior, e a suas operações internacionais estão perdendo dinheiro”, observam os analistas.

A Totvs tem a meta ambiciosa de se tornar a 3ª maior fornecedora de softwares ERP (Enterprise Resource Planning) no mundo até 2016, o que deve ser atingido com fusões e aquisições e com o acordo realizado com a IBM em dezembro do ano passado.

Acompanhe tudo sobre:Empresasempresas-de-tecnologiaB3bolsas-de-valoresTecnologia da informaçãoMercado financeiroTotvsAnálises fundamentalistas

Mais de Mercados

A visão apocalíptica do mercado sobre empresas de software na era da IA

O inverno chegou para as criptomoedas? Para analistas, tudo indica que sim

Fôlego de última hora não poupou Nvidia de pior semana do ano na bolsa

Lembra dela? DeepSeek derrubou mercados há um ano — como está a empresa hoje?