Mercados

Bovespa segue mercados internacionais e abre em baixa

O mês de setembro deve ser o sétimo mês do ano com desempenho negativo dos negócios locais na bolsa

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2011 às 10h39.

São Paulo - A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu em baixa, acompanhando as perdas acentuadas nos mercados internacionais. Com isso, setembro deve ser o sétimo mês do ano com desempenho negativo dos negócios locais. Às 10h13, o índice Bovespa (Ibovespa) caía 1,15%, aos 52.768 pontos.

Depois da vitória referendada ontem pela Alemanha, a Áustria ratificou hoje a proposta de ampliação da Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF), matéria que também deve ser seguida pelos parlamentos holandês, eslovaco e maltês nos próximos dias.

Hoje, o primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, reúne-se com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, em Paris, para discutir a liberação da próxima parcela no âmbito do pacote de socorro financeiro firmado no ano passado e também sobre os moldes de um segundo programa de auxílio.

Mas, analistas começam a duvidar do poder de fogo do fundo europeu de resgate e sua real eficácia; podendo, ainda, penalizar os ratings (notas de classificação de risco) dos países da Europa que aportarem recursos na linha especial. Essas novas incertezas elevam o temor sobre a capacidade europeia de solucionar sua crise das dívidas e mergulham as principais bolsas da região no terreno negativo.

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valoresEmpresasEmpresas abertasIbovespaMercado financeiroservicos-financeiros

Mais de Mercados

CVC sobe 7% na bolsa com poison pill e alta das ações domésticas

Em meio a pressão por boicotes, ação do Carrefour sobe 3,31%

O saldo final – e os vencedores – da temporada de balanços do 3º tri, segundo três análises

Warren Buffett doa US$ 1,1 bilhão em ações da Berkshire Hathaway: "Nunca quis criar uma dinastia"