Mercados

Bolsas da Ásia fecham semana em alta após ação de BCs

Apesar do alívio trazido pelas medidas dos bancos centrais para reduzir o custo de financiamento nos mercados de capital, o viés das bolsas permaneceu negativo

Os investidores ainda esperam uma resolução mais permanente à crise de dívida da Europa (Getty Images)

Os investidores ainda esperam uma resolução mais permanente à crise de dívida da Europa (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de dezembro de 2011 às 06h45.

Hong Kong - As bolsas de valores asiáticas fecharam sem direção comum no pregão desta sexta-feira, mas terminaram a semana com a primeira alta em um mês, impulsionadas após ações coordenadas de bancos centrais.

A maioria dos mercados sucumbiu à realização de lucro após a valorização de quinta-feira, com cautela antes de dados sobre geração de emprego nos Estados Unidos e antes de uma importante cúpula da União Europeia (UE), em 9 de dezembro.

Apesar do alívio trazido pelas medidas dos BCs das economias avançadas para reduzir o custo de financiamento nos mercados de capital, o viés das bolsas permaneceu negativo, com investidores ainda esperando uma resolução mais permanente à crise de dívida da Europa.

"Estamos em modo de consolidação, mas as coisas se resumem basicamente aos dados dos EUA hoje e, depois, à Europa na semana que vem", disse Christian Keilland, diretor de operações da corretora BTIG, em Hong Kong.

O índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,51 por cento às 7h33, após a disparada de 4 por cento na quinta-feira. Na semana, o índice acumula ganho de 8 por cento.

Em Tóquio, o índice Nikkei avançou 0,54 por cento.

O índice de Seul encerrou em baixa de 0,01 por cento. O mercado ganhou 0,20 por cento em Hong Kong e a bolsa de Taiwan recuou 0,53 por cento, enquanto o índice referencial de Xangai declinou 1,10 por cento. Cingapura subiu 0,42 por cento e Sydney fechou com valorização de 1,4 por cento.

Acompanhe tudo sobre:Ásiabolsas-de-valoresAções

Mais de Mercados

A queda da Barbie? Ações da Mattel despencam 24% após fraco desempenho no fim de ano

Domino’s nomeia um veterano do McDonald’s como seu novo CEO

País não sobrevive se metade das pessoas recebe cheque do governo, diz Stuhlberger

Produção da Petrobras cresce 19% no 4º trimestre, puxada pelo pré-aal