Mercados

Bolsas da Ásia encerram semana em alta

Por Hélio Barboza, Ricardo Criez e Roberto Carlos dos Santos Tóquio - Os mercados asiáticos apresentaram bons números nesta sexta-feira, alavancados pela alta em Wall Street e pelo bom desempenho dos pregões na China. O setor financeiro esteve entre os de melhor resultado. As bolsas não funcionaram na Malásia, em Cingapura, na Indonésia, nas Filipinas […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2010 às 05h13.

Por Hélio Barboza, Ricardo Criez e Roberto Carlos dos Santos

Tóquio - Os mercados asiáticos apresentaram bons números nesta sexta-feira, alavancados pela alta em Wall Street e pelo bom desempenho dos pregões na China. O setor financeiro esteve entre os de melhor resultado. As bolsas não funcionaram na Malásia, em Cingapura, na Indonésia, nas Filipinas e na Índia, devido a feriados.

Na Bolsa de Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 90,12 pontos, ou 0,4%, e terminou aos 21.257,39 pontos - na semana, o índice acumulou ganho de 1,4%.

Já as Bolsas da China foram influenciadas pelos ganhos dos bancos - os investidores reduziram as preocupações sobre medidas adicionais de aperto no setor. O índice Xangai Composto ganhou 0,3% e terminou aos 2.663,21 pontos - na semana, o índice adicionou 0,3%. Já o índice Shenzhen Composto subiu 0,7% e encerrou os 1.187,44 pontos.

O yuan teve forte valorização sobre o dólar, com o maior salto em um mês, após o Banco Central chinês surpreender o mercado ao fixar a taxa de paridade central dólar-yuan em seu menor valor histórico (de 6,7817 yuans para 6,7625 yuans). No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,7692 yuans, de 6,7832 yuans do fechamento de quinta-feira.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan encerrou o dia em alta, na trilha dos ganhos registrados em Wall Street e da redução do déficit da balança comercial norte-americana. O índice Taiwan Weighted subiu 0,7% e fechou em 7.890,11 pontos.

Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul fechou na maior pontuação em dois anos, com os ganhos das bolsas americanas acalmando as prolongadas preocupações sobre uma recessão econômica mundial e atraindo investidores estrangeiros para o mercado. O índice Kospi encerrou em alta de 1% fechando aos 1.802.58 pontos.

O mercado australiano sucumbiu à realização de lucros, com o índice S&P/ASX 200 fechando em queda de 0,5%, terminando aos 4.560,3 pontos, depois de ter atingido no meio do pregão o maior nível desde 9 de agosto.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia subiu 0,3% e fechou aos 924,57 pontos, com os investidores na expectativa de que o banco central imporá medidas para conter o fortalecimento da moeda. "O baht está se fortalecendo muito rápido, o que é muito perigoso para exportadores e para a economia tailandesa, então o mercado está preocupado com isso", disse um estrategista. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Enfim, um refresco: Inflação abaixo do esperado dá alívio a juros nos EUA e puxa bolsa brasileira

SEC processa Elon Musk por divulgação tardia de sua participação no Twitter

Dólar hoje: moeda cai nesta quarta-feira, mas mantém-se acima de R$6 no Brasil

Gol revisa plano de cinco anos e projeta alavancagem em 1,9x em 2029