Mercados

Bolsas da Ásia iniciam semana em queda; HK -2,1%

Tóquio - A maioria dos mercados asiáticos encerrou em forte baixa nesta segunda-feira. A aversão ao risco aumentou após a elevação da taxa de juros na Índia e das incertezas sobre o apoio da União Europeia à Grécia. As Bolsas da China foram exceção. A Bolsa de Tóquio não operou devido a feriado no Japão. […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Tóquio - A maioria dos mercados asiáticos encerrou em forte baixa nesta segunda-feira. A aversão ao risco aumentou após a elevação da taxa de juros na Índia e das incertezas sobre o apoio da União Europeia à Grécia. As Bolsas da China foram exceção. A Bolsa de Tóquio não operou devido a feriado no Japão.

A Bolsa de Hong Kong também sofreu com a decisão da China de limitar a participação de empresas estatais no setor imobiliário. O índice Hang Seng desabou 437,57 pontos, ou 2,1%, e terminou aos 20.933,25 pontos.

Já as Bolsas da China tiveram ligeira valorização, lideradas pelo setor manufatureiro, após o ministro do comércio chinês reiterar que o yuan não está subvalorizado. O índice Xangai Composto ganhou 0,2% e encerrou aos 3.074,58 pontos. O Shenzhen Composto subiu 0,4% e terminou aos 1.186,53 pontos.

A estabilidade na taxa de paridade central dólar-yuan fez a moeda chinesa apresentar pouca variação em relação à unidade norte-americana. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em de 6,8266 yuans, de 6,8265 yuans do fechamento de sexta-feira.

Após quatro sessões seguidas de ganhos, a Bolsa de Taipé, em Taiwan, seguiu no embalo negativo de Wall Street e dos demais mercados regionais. O índice Taiwan Weighted caiu 0,8% e encerrou aos 7.835,98 pontos.

Na Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, o índice Kospi teve baixa de 0,8% e fechou aos 1.672,67 pontos.

Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 da Bolsa de Sydney teve recuo de 0,9% e fechou aos 4.830,2 pontos. O volume negociado foi relativamente baixo devido ao feriado no Japão.

Nas Filipinas, o índice PSE da Bolsa de Manila teve baixa de 0,4% e fechou aos 3.083,89 pontos.

A Bolsa de Cingapura teve baixa seguindo os recuos na maioria dos mercados asiáticos entre preocupações de que a China vai apertar sua política monetária depois de surpreendente alta na taxa de juros da Índia semana passada. O índice Strait Times cedeu 0,9% e fechou aos 2.889,18 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, caiu 1,5% e fechou aos 2.702,40 pontos, com vendas de fundos estrangeiros de papéis relacionados a commodities, telecomunicações e bancos por conta de renovadas aversões ao risco em meio a temores de que os mercados acionários globais continuarão em correção após recente rali e em meio a crescentes preocupações sobre os débitos europeus.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, recuou 0,3% e fechou aos 772,25 pontos, acompanhando os demais mercados regionais, por conta de realizações de lucros que detiveram ganhos da parte da manhã.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, recuou 0,2% e fechou aos 1.293,65 pontos, por conta da queda nas ações de produtos de consumo (-0,5%), em linha com as baixas nos demais mercados regionais. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:AçõesÁsiabolsas-de-valoresIndicadores econômicos

Mais de Mercados

Petrobras cai até 3% com reação ao plano de compra de 40% de campo de petróleo na Namíbia

Ações da Heineken caem após perda de quase US$ 1 bilhão na China

Ibovespa fecha em queda nesta segunda-feira puxado por Petrobras

Entenda por que o mercado ficará de olho no Banco Central do Japão nesta semana

Mais na Exame