Mercados

Bolsas da Ásia encerram semana em alta; HK sobe 1%

Os mercados asiáticos apresentaram bons números nesta sexta-feira, recuperando parte das perdas do pregão anterior. A presença de investidores em busca de ofertas de ocasião no HSBC e na Tencent ajudou a Bolsa de Hong Kong a fechar em alta. O índice Hang Seng ganhou 212,19 pontos, ou 1%, e terminou aos 20.787,97 pontos.   […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Os mercados asiáticos apresentaram bons números nesta sexta-feira, recuperando parte das perdas do pregão anterior. A presença de investidores em busca de ofertas de ocasião no HSBC e na Tencent ajudou a Bolsa de Hong Kong a fechar em alta. O índice Hang Seng ganhou 212,19 pontos, ou 1%, e terminou aos 20.787,97 pontos.

As Bolsas da China tiveram ligeira elevação, após o premiê Wen Jiabao afirmar, em sua mensagem na abertura do Congresso Nacional do Povo, que o governo irá manter a política de suporte à recuperação econômica do país. O índice Xangai Composto ganhou 0,3% e encerrou aos 3.031,06 pontos - na semana, contudo, acumulou baixa de 0,7%. O índice Shenzhen Composto também ganhou 0,3% e terminou aos 1.161,42 pontos.

A mensagem de Jiabao, que sugere a estabilidade do câmbio no curto prazo, fez o yuan apresentar pouca variação em relação ao dólar. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8265 yuans, de 6,8264 yuans do fechamento de quinta-feira.

No embalo dos demais mercados regionais, a Bolsa de Taipé, em Taiwan, teve boa alta. O índice Taiwan Weighted subiu 1,3% e encerrou aos 7.666,26 pontos.

Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul fechou em alta depois da conclusão bem-sucedida de uma oferta de bônus de dez anos da Grécia e diante da expectativa de fortes dados semanais de emprego nos EUA. O índice Kospi avançou 1% e fechou aos 1.634,57 pontos.

Com a crescente expectativa de uma elevação significativa nos preços de contrato do minério de ferro, as grandes mineradoras diversificadas lideraram a alta da Bolsa de Sydney, na Austrália. Mas o mercado ficou hesitante, à espera dos dados sobre o nível de emprego nos EUA. O índice S&P/ASX 200 subiu 0,4% e fechou aos 4.767,2 pontos.

A Bolsa de Manila, nas Filipinas, teve um problema técnico e seus dados não estavam disponíveis.

A Bolsa de Cingapura teve alta, ajudada novamente pelo fechamento positivo em Wall Street, mas com ganhos limitados antes da divulgação dos dados de emprego de fevereiro dos EUA nesta sexta. O índice Straits Times subiu 0,8% e fechou aos 2.790,29 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, subiu 0,5% e fechou aos 2.578,77 pontos, com procuras por ofertas por estrangeiros em ações do setor automotivo e de telecomunicações.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, teve baixa de 0,9% e fechou aos 723,96 pontos, devido a realizações de robustos lucros recentes.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, teve alta de 1,2% e fechou aos 1.299,78 pontos, com crescente otimismo acerca da economia e os ganhos na maioria das bolsas.

As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:AçõesÁsiabolsas-de-valoresIndicadores econômicos

Mais de Mercados

Por que a China domina o mercado de carros elétricos? 'Padrinho dos EVs' explica o motivo

Japão evita dar pistas sobre aumento dos juros e vai acompanhar os riscos à economia

Ibovespa ganha fôlego com bancos, Petrobras e Vale e alcança os 121 mil pontos

5 ações para ficar de olho no mercado dos EUA em 2025; veja a lista