Exame Logo

Bolsas da Ásia caem com realização de lucros

Tóquio - A maioria dos mercados asiáticos apresentou queda. Mais do que o fraco crédito ao consumidor nos Estados Unidos e as novas preocupações sobre o endividamento da Grécia, os investidores se nortearam pela realização de lucros, após as recentes altas nas sessões anteriores. A realização de lucros derrubou a Bolsa de Hong Kong, após […]

Após as recentes altas, ínvestidores asiáticos optaram pela realização de lucros (.)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Tóquio - A maioria dos mercados asiáticos apresentou queda. Mais do que o fraco crédito ao consumidor nos Estados Unidos e as novas preocupações sobre o endividamento da Grécia, os investidores se nortearam pela realização de lucros, após as recentes altas nas sessões anteriores.

A realização de lucros derrubou a Bolsa de Hong Kong, após ter atingido, na véspera, o maior nível em quase três meses. O índice Hang Seng caiu 61,73 pontos, ou 0,3%, e terminou aos 21.867,04 pontos. As expectativas de que a China irá permitir a valorização do yuan limitaram o declínio.

Veja também

As Bolsas da China também apresentaram queda, por conta das ações dos setores minerador, afetado pela baixa nos preços das commodities, e imobiliário, que sofreu com preocupações sobre novas medidas de aperto monetário. O índice Xangai Composto caiu 0,9% e encerrou aos 3.118,71 pontos. O índice Shenzhen Composto perdeu 0,7% e terminou aos 1.232,25 pontos.

O yuan fortaleceu-se ante o dólar para maior alta em quase seis meses após o encontro surpresa do secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, e o vice-premiê chinês Wang Qishan, em Pequim, o que intensificou a especulação de uma valorização da moeda chinesa a curto prazo. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8245 yuans, de 6,8256 yuans do fechamento de ontem.

Após quatro sessões de perdas, a Bolsa de Taipé, em Taiwan, teve alta moderada, sem conexão com os demais mercados regionais. O índice Taiwan Weighted subiu 0,8% e encerrou aos 8.057,60 pontos.

A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, fechou em alta devido às ações de tecnologia e à contínua compra de papéis por investidores estrangeiros. O índice Kospi somou 0,4%, fechando a 1.733,78 pontos, o patamar mais alto desde 19 de junho de 2008.
Já na Bolsa de Manila, nas Filipinas, o índice PSE teve baixa de 0,4% e fechou aos 3.256,12 pontos em virtude das perdas ocorridas nos demais mercados regionais.
Em sessão de "pouco brilho" e baixo volume de negociações, a Bolsa de Sidney, na Austrália, fechou em queda. O índice S&P/ASX 200 caiu 0,4% e fechou aos 4.940,2 pontos, por conta da realização de lucros.

A Bolsa de Cingapura teve baixa seguindo os fracos resultados em Wall Street e pressionada por realizações de lucros de investidores depois de recentes ralis. O índice Straits Times caiu 0,8% e fechou aos 2.963,19 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia recuou 1,7% e fechou aos 2.850,83 pontos com a desvalorização cambial e perdas na maioria dos mercados asiáticos inspirando realizações de lucros após alta recorde do índice ontem.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc teve queda de 3,5% e fechou aos 783,93 pontos, pior performance da Ásia hoje.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, terminou em baixa, interrompendo 12 dias de ganhos consecutivos, e cedeu 0,9%, fechando aos 1.332.93 pontos.As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:AçõesÁsiabolsas-de-valores

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame