Bolsa sobe forte com exterior e nomeação para presidência do BC
A indicação de Roberto Campos Neto para presidir o Banco Central no próximo governo foi bem recebida pelo mercado
Karla Mamona
Publicado em 16 de novembro de 2018 às 15h55.
Última atualização em 16 de novembro de 2018 às 16h02.
São Paulo - O Ibovespa, principal índice da Bolsa, registrava forte valorização na tarde desta sexta-feira. Por volta das 15h40, o índice subia 2,39% aos 87.926,10 pontos. Já o dólar registrava desvalorização de 1,28% frente ao real sendo vendido na casa dos 3,73 reais.
Na volta do feriado, os investidores repercutem a declaração do FED. Hoje, o recém-nomeado vice-chair do Federal Reserve, Richard Clarida, disse que a taxa de juros dos Estados Unidos está se aproximando das estimativas do Fed de uma taxa neutra e que estar no nível neutro “faz sentido”.
Além disso, a indicação de Roberto Campos Neto para presidir o Banco Central no próximo governo foi bem recebida pelo mercado. Ontem, quando o mercado brasileiro esteva fechado, o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, divulgou nota afirmando que o economista Roberto Campos Neto aceitara o convite para comandar a autoridade monetária no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro.
O nome de Campos Neto será submetido ao Senado Federal. A equipe de Bolsonaro também anunciou que o economista Mansueto Almeida permanecerá no cargo de Secretário do Tesouro Nacional, que ocupa desde abril de 2018.
Na visão da equipe da XP Investimentos, a manutenção de Mansueto no Tesouro e a indicação de Roberto Campos Neto reforçam o perfil liberal da equipe.
A equipe da Brasil Plural acrescenta que Campos Neto, que era diretor de Tesouraria do Santander Brasil, é próximo ao futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, e sua nomeação é mais um sinal de que Guedes terá autonomia na condução da política econômica, conforme nota distribuída a clientes.
* com Reuters