Exame Logo

Bolsa sobe 0,87%; A Vale vende…

Bolsa sobe 0,87% O Ibovespa subiu 0,87% nesta sexta-feira, mas fechou a semana com queda de 1,35%, a 49.051 pontos. Foi a segunda semana seguida de queda, o que levou o índice ao menos patamar desde o dia 7 de abril. O pessimismo também atingiu o dólar, que subiu 0,38% e fechou o dia em […]

Petrobras: operações são analisadas pela CVM (Ueslei Marcelino/Reuters)
DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2016 às 18h19.

Última atualização em 22 de junho de 2017 às 17h55.

Bolsa sobe 0,87%

O Ibovespa subiu 0,87% nesta sexta-feira, mas fechou a semana com queda de 1,35%, a 49.051 pontos. Foi a segunda semana seguida de queda, o que levou o índice ao menos patamar desde o dia 7 de abril. O pessimismo também atingiu o dólar, que subiu 0,38% e fechou o dia em 3,61 reais. Os resultados ruins se explicam pelos áudios vazados que trouxeram mais instabilidade política a Brasília e por uma indicação do banco central americano de que os juros podem subir em breve por lá, o que tiraria investimentos do Brasil.

Veja também

Petrobras cai 5%

A Petrobras caiu mais de 5% nesta sexta-feira como consequência do segundo dia seguido de queda no preço do barril de petróleo, que voltou para a casa dos 48 dólares após bater a casa dos 50. Na semana, as ações ordinária da companhia caíram mais de 8%. A mineradora Vale caiu mais de 2% nesta sexta-feira, mesmo com a alta de 3,37% no preço de seu principal produto, o minério de ferro. Na semana, as ações ordinárias da mineradora subiram mais de 3%. As preferenciais subiram 2,6%.

A Rumo de boa com Temer

A companhia logística Rumo foi o destaque positivo da bolsa nesta semana, fechando com alta de 8,87% desde segunda-feira. A empresa é beneficiada pelas expectativas de que o governo Temer vá anunciar novas concessões. Por outro lado, as siderúrgicas foram mais uma vez o destaque negativo — Usiminas e CSN caíram mais de 7% na semana. A operadora de saúde Qualicorp caiu 8%.

A Vale vende

A mineradora Vale está avaliando a venda de sua operação de fertilizantes e uma participação minoritária das operações de Cobre, informa a agência Bloomberg. O plano faz parte de um esforço para captar 10 bilhões de dólares até 2017 para pagar dívidas. Até a venda de uma fatia em seu principal negócio, de minério de ferro, está em análise pela mineradora.

Viracopos multada

A Anac, a agência da aviação civil, informou nesta sexta-feira que multou a empresa responsável pelo Aeroporto de Viracopos, em Campinas, no Interior de São Paulo, em 95 milhões de reais. A decisão é em primeira instância, e tem como causa a não entrega de obras no pátio, no estacionamento e no terminal de passageiros previstas para 11 de maio de 2014. Em fevereiro de 2012, o aeroporto foi arrematado pelo Consórcio Aeroportos do Brasil, por 30 anos.

56bi da BNDESPar

A BNDESPar, braço de investimentos do banco de fomento BNDES, tem participações avaliadas em 56 bilhões de reais em diversas empresas, segundo jornal Valor. Vender essas participações, ou parte delas, seria uma forma de acumular caixa para o novo governo. Na conta, estão fatias de empresas como Petrobras, Eletrobras e também o banco BTG Pactual, a fabricante de celulose Fibria, a geradora de energia AES, o frigorífico JBS e a fundição Tupy.

Acompanhe tudo sobre:Exame Hoje

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame