Mercados

Bolsa e dólar caem com giro fraco por feriado nos EUA

Volume de negócios está reduzido com praças financeiras dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha fechadas no dia

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de maio de 2011 às 14h17.

São Paulo - A Bovespa e o dólar tinham leve baixa nesta segunda-feira, com reduzido volume de negócios, devido a feriados que fecharam as praças financeiras nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha.

A agenda doméstica trouxe queda na projeção inflacionárias para este ano pela quarta semana seguida, mostrou o relatório Focus do Banco Central. A média caiu a 6,23 por cento, e a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo nos próximos 12 meses também recuou.

Noutra frente, um dado mostrou que a inflação medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) fechou maio em 0,43 por cento, menos que os 0,45 por cento de abril e também abaixo da leitura prevista de 0,58 por cento.

Investidores souberam ainda que o crédito total do sistema financeiro no Brasil cresceu 1,3 por cento em abril, alcançando 1,776 trilhão de reais, segundo dados do BC.

Esses números tinham pouco impacto no mercado. No segmento de renda fixa, as taxas de DI tinham outro dia de poucas variações. No câmbio, ajustes no mercado futuro ajudavam a manter o dólar abaixo de 1,60 real.

O euro tinha leve queda ante a moeda norte-americana, pressionado por temores sobre a situação fiscal de alguns países na periferia do bloco.

A União Europeia e o Fundo Monetário Internacional devem dar nesta semana o veredicto final sobre os esforços de Atenas para reduzir seu déficit orçamentário. Nesta segunda-feira, um ministro irlandês disse que o país pode ter que pedir outro empréstimo da UE e do FMI e que Dublin terá dificuldades ao voltar aos mercados de dívida no próximo ano.

Tais preocupações impuseram leve baixa ao principal índice das ações europeias. No Brasil, o fraco desempenho de importantes ações, como Vale e Petrobras , minava a Bovespa, cujo principal índice testava o piso de 64 mil pontos.

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valoresCréditoEstados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricosReino Unido

Mais de Mercados

Dólar sobe a R$ 5,65 em primeiro pregão de julho e bate máxima em 30 meses

Sabesp (SBSP3): começa hoje reserva de ações da companhia; veja cronograma e como reservar

Smart Fit (SMFT3): Goldman Sachs inicia cobertura com "compra" e potencial de alta de 50%; ação sobe

Ibovespa esbarra nos 125 mil pontos com ajuda de Vale e Petrobras; dólar fecha em R$ 5,65

Mais na Exame