Mercados

Bolsa de NY fecha em queda com ações de bancos

Por Renato Martins Nova York - O mercado norte-americano de ações fechou em baixa modesta. Os investidores venderam ações do setor financeiro, devido à preocupação com as práticas dos bancos na execução de hipotecas Vários bancos dos EUA estão suspendendo e revisando as execuções de hipotecas cujos contratos haviam sido "empacotados" no processo de securitização […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 14h59.

Por Renato Martins

Nova York - O mercado norte-americano de ações fechou em baixa modesta. Os investidores venderam ações do setor financeiro, devido à preocupação com as práticas dos bancos na execução de hipotecas Vários bancos dos EUA estão suspendendo e revisando as execuções de hipotecas cujos contratos haviam sido "empacotados" no processo de securitização e revendidos sem que sua titularidade fosse estabelecida, o que é ilegal em vários estados norte-americanos. Os procuradores gerais de Justiça dos 50 estados abriram investigações sobre isso a pedido de investidores.

"Os grandes bancos, que estavam mais envolvidos não apenas em originar hipotecas, mas em sua securitização, são aqueles que enfrentam mais risco aqui", disse Don Wordell, gerente de carteira do RidgeWorth Mid-Cap Value Fund. Para outros participantes do mercado, os investidores podem estar simplesmente fazendo uma pausa para tomar fôlego, depois de os principais índices do mercado terem fechado na quarta-feira nos níveis mais altos desde maio. "O cenário maior é que tivemos um grande rali em setembro e no começo de outubro", lembrou Jonathan Vyorst, vice-presidente e gerente de carteira da Paradigm Capital Management.

Também contribuíram para o nervosismo dos investidores o fato de o número de pedidos de auxílio-desemprego ter subido na semana passada e o crescimento do déficit comercial dos EUA em setembro.

Entre as componentes do índice Dow Jones, os destaques negativos foram Bank of America (-5,19%) e JPMorgan Chase (-2,81%). Entre as ações do setor financeiro que também sofreram impacto com a questão das hipotecas também estavam Wells Fargo (-4,22%) e H&R Block (-10,08%).

No setor de tecnologia, as ações da Yahoo! subiram 4,46%, depois de o Wall Street Journal dizer que a AOL e várias empresas de private equity, entre elas Silver Lake Partners e Blackstone Group, estudam a possibilidade de fazer uma oferta pela companhia. As ações do Google caíram 0,44% e as da AMD recuaram 1,12%; ambas divulgariam resultados do terceiro trimestre depois do fechamento.

No setor de educação, as ações da controladora de universidades Apollo Group caíram 23,23%, depois de a empresa retirar sua projeção de lucros para 2011 e dizer que o número de novos estudantes em suas instituições poderá sofrer uma queda de até 40%.

O índice Dow Jones fechou em baixa de 1,51 ponto (-0,01%), em 11.094,57 pontos. O Nasdaq fechou em queda de 5,85 pontos (-0,24%), em 2.435,38 pontos. O S&P-500 fechou em queda de 4,29 pontos (-0,36%), em 1.173,81 pontos. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Realização de lucros? Buffett vende R$ 8 bilhões em ações do Bank of America

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Bolsa brasileira comunica que não foi afetada por apagão global de tecnologia

Mais na Exame