Mercados

Bolsa de Londres cai com Volks e Vodafone perdendo terreno

Às 8h18 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 tinha queda de 1,17 por cento, a 1.358 pontos


	Volkswagen: as ações da montadora estavam entre as piores performances na Europa
 (Getty Images)

Volkswagen: as ações da montadora estavam entre as piores performances na Europa (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de setembro de 2015 às 08h52.

Londres - As ações europeias recuavam nesta segunda-feira, pressionadas pelos papéis da Vodafone após encerrar suas negociações com a Liberty Global e da Volkswagen, que têm sido afetadas pelo escândalo de dados de emissões.

Às 8h18 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 tinha queda de 1,17 por cento, a 1.358 pontos, enquanto o índice de blue chips da zona do euro Euro Stoxx 50 caía 1,73 por cento para 3.059 pontos. Os dois índices recuavam após subirem cerca de 3 por cento na sexta-feira.

O índice espanhol IBEX chegou a subir no início da sessão, mas devolveu os ganhos e tinha queda. Os separatistas catalães venceram uma eleição no domingo, deixando a região em rota de colisão com o governo da Espanha devido à independência.

Os mercados acionários europeus têm enfraquecido de maneira constante desde os picos alcançados em abril, devido em parte às preocupações com a desaceleração econômica na China.

As ações da Volkswagen estavam entre as piores performances na Europa, com queda de 6,71 por cento após dois jornais alemães noticiarem no domingo que a própria equipe da companhia e um de seus fornecedores alertaram anos atrás sobre o software desenvolvido para driblar os testes de emissões.

Já a Vodafone caía 3,8 por cento após a operadora móvel britânica anunciar que encerrou as negociações com a Liberty Global sobre uma troca de ativos.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresFTSEMercado financeiro

Mais de Mercados

Dólar fecha em queda de 0,84% a R$ 6,0721 com atuação do BC e pacote fiscal

Entenda como funcionam os leilões do Banco Central no mercado de câmbio

Novo Nordisk cai 20% após resultado decepcionante em teste de medicamento contra obesidade

Após vender US$ 3 bilhões, segundo leilão do Banco Central é cancelado